Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

3 coisas que você provavelmente não sabia sobre a rainha da Inglaterra e as moedas

Quem não tem uma moeda no bolso ou mesmo no fundo de uma gaveta?

Antigamente feitas em metais nobres, como o ouro, as moedas foram caindo em desuso, muitas vezes por não serem práticas e até pelos seus valores em dinheiro serem menores.

Só que nem toda moeda vale tão pouco assim e o arcabouço histórico que muitas carregam consigo as fazem valer fortunas. 

Uma coisa que pode dar a elas ainda mais valor é a estampa da rainha da Inglaterra, não apenas porque a Libra é muito valorizada, mas pelo valor histórico que o rosto de uma rainha na moeda pode oferecer. 

A rainha Elizabeth II tem uma parceria de longa data com as moedas e abaixo nós te contamos 3 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre essa relação. 

1-Recorde mundial

A rainha Elizabeth II é a monarca que mais tem moedas com o seu rosto no mundo, figurando na cunhagem de moedas de 35 países. São mais países do que qualquer outro soberano vivo. 

O feito foi registrado até pelo Guiness Book (https://www.guinnessworldrecords.com/world-records/most-currencies-featuring-the-same-individual). 

2-Rainha de 5 pounds 

No Reino Unido, 5 retratos diferentes da rainha Elizabeth II foram estampados nas moedas ao longo da história, todos em moedas de 5 pounds. 

O primeiro, de 1953, o segundo, de 1968, o terceiro, de 1985, o quarto, de 1998 e o quinto, de 2015. 

Vale esclarecer que foram 5 retratos utilizados, mas as moedas são muitas mais, inclusive com edições comemorativas raras e caríssimas, que podem ser adquiridas pelo Royal Mint (https://www.royalmint.com/our-coins/ranges/historic-coins/queen-elizabeth-ii/). 

3-Esquerda ou direita?

Você já reparou que o rosto da rainha está virado para a direita nas moedas? E sabe por quê? Por tradição! 

Desde os tempos do rei Charles II, no século 17, foi desenvolvida a tradição de que os monarcas são representados nas moedas voltados para o lado oposto ao que seus predecessores apareceram.

Nos últimos séculos o costume só foi quebrado uma vez, no breve reinado de Edward VIII, que gostava mais do seu rosto para a esquerda, embora fosse sua vez de aparecer nas moedas para a direita, como conta o site oficial da realeza.

Em seguida, a tradição foi retomada por George VI e vem sendo mantida desde então.

Se você já foi ao Reino Unido, fique de olho nas moedas que você trouxe. Quem sabe você não tem uma raridade esquecida na carteira?

Quer continuar aprendendo? Leia nosso artigo 12 fatos sobre a princesa Anne, a filha mais velha da rainha da Inglaterra

    1. Olá!

      O valor de uma moeda antiga no mercado depende de sua autenticidade, raridade, material, entre outros fatores. Não temos expertise na área para indicarmos o valor da sua, mas acreditamos que no site do Royal Mint, a casa da moeda britânica, você possa encontrar um Norte para sua busca. Acesse http://www.royalmint.com.

      Boa sorte!

    1. Olá, Edimilson!

      O valor de moedas antigas no mercado depende de sua autenticidade, raridade, conservação, material, entre outros fatores. Não somos especialistas na área, mas acreditamos que no site do Royal Mint (http://www.royalmint.com), a casa da moeda britânica, você possa direcionar melhor a sua busca. Aqui nos comentários também já nos foi indicado o site https://collecionart.loja2.com.br/.

      Boa sorte!

    1. Olá Joice!

      Que legal sabermos disso. Quem sabe você não começa até mesmo uma coleção no futuro!😉

      Abraços,
      Equipe Cultura Inglesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 14 =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018