Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

18th LABCI Conference: tudo que você precisa saber

Se você é um profissional envolvido com ensino de inglês, você não pode perder a 18th LABCI Conference! 

O evento bianual é um dos mais importantes da área no mundo e promove uma oportunidade única de aprimoramento de questões como prática de ensino, desenvolvimento do professor e tecnologias aplicadas à docência, com a participação das principais referências mundiais no assunto. 

Tradicionalmente destinado a profissionais das Culturas Inglesas da América Latina, este ano ele está aberto a todo o público interessado em se desenvolver em aspectos relacionados ao ensino de inglês. Professores de todos os âmbitos e formações são mais do que bem-vindos a se juntarem a nós na LABCI.

Agora nós vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre a 18th LABCI Conference!

LABCI X ABCI 

Primeiro, é importante entender que existe a LABCI e existe a ABCI. A diferença entre elas, você descobre a seguir:

LABCI significa Latin American British Cultural Institutes, que reúne as Culturas Inglesas do Brasil, do Chile, da Argentina, do México, do Paraguai, do Peru e do Uruguai. 

Juntas, elas acumulam mais de mil professores de inglês e mais de 400 mil alunos pelo continente.

ABCI se refere à Associação Brasileira de Culturas Inglesas, reunindo as escolas de todo o país, com quase 90 anos de história. As primeiras “Culturas” no Brasil, por exemplo, surgiram nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, ainda na década de 1930. 

Aqui também devemos ressaltar o importante papel da Cultura Inglesa BH nessa história. A nossa escola foi aberta em 1941 e sempre foi um membro ativo da ABCI, que já teve a nossa diretora, Sandra Laucas, como presidente.

LABCI e ABCI promovem bianualmente e em anos alternados conferências sobre o ensino de inglês para o desenvolvimento de professores e a troca ativa de ideias. 

COMO A LABCI CONFERENCE SURGIU?

A história da LABCI Conference começou ainda nos anos 1980, quando o diretor do British Council à época reuniu um grupo de Institutos Britânicos na América Latina para explorar possibilidades de cooperação. 

A primeira conferência foi realizada em 1985, na cidade de Montevidéu, criando um espaço pioneiro de troca de informações, conhecimentos e experiências sobre o ensino de língua inglesa. O sucesso foi tanto, que o evento se tornou uma constante, sendo realizado a cada dois anos.

Confira abaixo todos os anos e locais de realização da LABCI desde o seu início: 

1985 – 1999 – 2015 – Uruguai

1987 – 2007 – Brasil

1989 – 2003 – 2017 – México

1991 – 2005 – 2019 – Chile

1993 – 2009 – Argentina

1995 – 2011 – Paraguai

1997 – 2013 – Peru

LABCI CONFERENCE 2021 

Este ano, o Brasil repete a experiência de sediar a LABCI, desta vez com organização da Cultura Inglesa BH. 

Pela primeira vez no inovador formato online, tem como tema “Overcoming challenges, reinventing practices”. Pretende-se buscar compartilhar as melhores práticas e experiências de superação dos desafios enfrentados pelo ensino durante a pandemia ao longo dos seus três dias de evento. 

Esta edição tem outra novidade: pela primeira vez a LABCI Conference não se limita apenas aos profissionais das Culturas Inglesas. Ela abrange todos aqueles interessados e envolvidos com o ensino de língua inglesa, especialmente aos professores de inglês dos mais variados contextos, além de alunos de Letras e demais interessados na área. 

Serão três dias de constante desenvolvimento profissional com renomados palestrantes do cenário acadêmico mundial, em apresentações e workshops sobre diferentes temas de relevância para professores, coordenadores acadêmicos e demais profissionais da área de ensino de língua inglesa.

SPEAKERS CONFIRMADOS 

Os plenaristas e keynote speakers do evento já estão confirmados e você confere os nomes que integram este grupo especial a seguir: 

  • Antonella Sorace é professora de Desenvolvimento Linguístico na Universidade de Edimburgo, no Reino Unido. Com origem italiana, é reconhecida por suas publicações no campo do bilinguismo e contribuições na área da tipologia da linguagem. É diretora fundadora do Bilingualism Matters, centro de pesquisa e informação com 30 filiais em 3 continentes.
  • Antonieta Megale é professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unifesp. Além disso, coordena a pós-graduação em Educação Bilíngue e o programa de extensão do Instituto Singularidades, onde também é professora do Departamento de Pedagogia.
  • Anthony Green é diretor do Centro de Pesquisa em Aprendizagem e Avaliação da Língua Inglesa e professor de Avaliação da Aprendizagem na Universidade de Bedfordshire, no Reino Unido. Foi presidente da International Language Testing Association e é membro da European Association for Language Testing and Assessment. 
  • Billie Jago: teacher trainer e escritora pela Pearson English, acumula vários títulos publicados e longa experiência como professora. Britânica residente em Cambridge, especializou-se em materiais de aprendizagem digital e recursos de avaliação. 
  • Christine Nicolaides: é professora e pesquisadora em Linguística Aplicada, com mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento de professores de línguas. Americana radicada no Brasil, tem doutorado pela UFRGS e pós-doutorado pela San Francisco State University em TESOL. 
  • Diane Larsen-Freeman é professora emérita de Educação e Linguística, pesquisadora científica emérita e ex-diretora do Instituto de Língua Inglesa da Universidade de Michigan. É autora de inúmeros livros e artigos de referência para alunos, professores e pesquisadores em diversas áreas relacionadas aos estudos da língua inglesa.
  • Gordon Stobart é professor emérito de Educação no Instituto de Educação da University College London e pesquisador sênior honorário no Oxford University Centre for Educational Assessment (OUCEA). 
  • Ingrid Finger é professora associada do Departamento de Línguas Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da UFRGS, onde coordena o Laboratório de Bilinguismo e Cognição. Possui doutorado em Linguística pela PUC-RS. 
  • Lucy Crichton é teacher trainer e escritora. Britânica radicada no Brasil, é afiliada à Macmillan Education e tem formação em Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, com 28 anos de experiência como professora. 
  • Nick Saville: também britânico, residente em Cambridge, é secretário geral da Association of Language Testers in Europe (ALTE) e Thought Leader da Cambridge University Press and Assessment. Compartilhará seu vasto conhecimento sobre ensino e avaliação da aprendizagem em inglês. 
  • Paul Seligson é teacher trainer e autor pela Richmond. Britânico especialista em desenvolvimento linguístico e pedagógico de alunos e professores de inglês latino-americanos, tem mais de 40 anos de experiência no ensino do inglês como língua estrangeira e um portfólio de importantes publicações sobre o tema, de artigos de divulgação sobre prática de ensino a livros didáticos de língua inglesa. 
  • Penny Ur tem 30 anos de experiência como professora de inglês em escolas dos  ensinos primário, fundamental e médio em Israel. Ela também ministrou cursos de graduação e pós-graduação na Oranim Academic College of Education e na Haifa University. Tem vasta experiência em formação de professores, com um vasto número de artigos e livros sobre ensino de inglês.
  • Sarah Hillyard é mestre em Ensino de inglês para crianças pela Universidade de York, no Reino Unido. Britânica radicada em Buenos Aires, é co-autora e consultora da Pearson English em seus novos cursos pré-primário (Little Stars) e primário (Our Stories). 
  • Thaïs Cristófaro Silva é linguista e seu principal interesse é na organização dos sistemas sonoros das línguas do mundo. Atualmente atua como pesquisadora (CNPq, FAPEMIG) e docente do Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFMG.

Além deste time de peso, mais de 60 professores levarão seus importantes conhecimentos e experiências sobre os mais diversos assuntos da área de ensino de inglês, formando um riquíssimo catálogo de apresentações e oficinas durante o evento.

A LABCI ainda contará com uma vibrante programação cultural, oportunidades para networking via plataforma e aplicativo, um happy hour virtual gamificado e, claro, expedição de certificado para todos os participantes. 

A 18th LABCI Conference é um evento que recebe o apoio das maiores editoras do mercado de ensino de língua inglesa, que mostrarão seus mais recentes lançamentos em stands virtuais com atendimento ao vivo. 

SAIBA QUEM SÃO NOSSOS PATROCINADORES 

PLATINUM

Pearson English

GOLD 

Cambridge University Press & Assessment

SILVER

Faculdade Cultura Inglesa

Macmillan Education

Oxford University Press

Richmond  

BRONZE

Disal Distribuidora

National Geographic Learning  

Apoio:

Geppetto

Prefeitura de Belo Horizonte | Belotur | Belo Horizonte Surpreendente

SBS Livraria Internacional

CULTURA INGLESA BH 

Em 2021, a Cultura Inglesa BH comemora 80 anos de protagonismo e pioneirismo no ensino do inglês em Minas Gerais. Para a nossa escola, promover a 18ª LABCI Conference é mais uma forma de celebrar uma história já consagrada.

Para isso, a Cultura está se mobilizando para a organização deste evento, que irá, mais uma vez, levar a nossa cidade, o nosso estado e o nosso país para o mundo ao mesmo tempo em que o trará para Belo Horizonte, cidade que há oito décadas nos acolhe como um de seus amados cidadãos. 

Venha conosco construir, compartilhar e transformar o ensino do inglês com a 18ª LABCI Conference! 

Saiba mais e inscreva-se até o dia 14 de outubro em labci2021.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × três =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018