Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

10 coisas que você provavelmente não sabia sobre o Royal Albert Hall

O Royal Albert Hall é uma das casas de show mais emblemáticas do Reino Unido e até mesmo do mundo. 

Inaugurado em 1871, completa 150 anos em 2021, com uma história que acumula fatos e acontecimentos interessantes. 

Belo por dentro e por fora, a construção é um ícone britânico e a seguir nós te contamos 10 coisas que você provavelmente não sabia sobre ele! 

1- Em 1867, a rainha Victoria colocou a pedra fundamental da construção e anunciou que o local ganharia o nome de “The Royal Albert Hall of Arts and Sciences”, como uma homenagem ao seu marido, o príncipe Albert, que havia morrido em 1861. 

2- O primeiro concerto no local foi promovido no dia 25 de fevereiro de 1871, para um público de 7 mil pessoas, incluindo os trabalhadores e suas famílias, oficiais e público convidado. 

3– A cerimônia de inauguração foi em 29 de março de 1871, também feita pela rainha Victoria, para um público de cerca de 10 mil pessoas. 

4- Entre 1908 e 1918, recebeu mais de 20 encontros das sufragistas e teve um papel importante na luta pelo direito feminino ao voto no Reino Unido.

5- Em seu primeiro ano, recebeu 36 apresentações. Atualmente esse número se aproxima das 400 apresentações por ano. 

6- Sua cúpula ainda é considerada a maior cúpula de vidro sem suporte do mundo, como conta o site London Pass. Ela é feita com uma armação de metal de ferro de 338 toneladas e suporta mais 279 toneladas de vidros. 

7- Durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, seu teto foi usado como um ponto de navegação pelos pilotos e, mesmo sendo pintado de preto para dificultar a referência, foi atingido por algumas bombas. 

8- O Royal Albert Hall sofria com uma acústica ruim, que causava muitos ecos. Para solucionar o problema, difusores acústicos de fibra de vidro foram instalados na década de 1960. Eles são esses círculos claros que vemos pelo teto e são apelidados de “mushrooms”, ou cogumelos, em português. 

9- Um dos destaques do Royal Albert Hall é o seu órgão, que na época custou 8 mil libras e levou 14 meses para ser construído. Entre 2002 e 2004, ele foi restaurado em um projeto que custou 1,5 milhão de libras. 

O instrumento tem 21 metros de altura, 20 metros de largura, pesa 150 toneladas e conta com 9.999 tubos, que, medidos juntos, alcançam cerca de 14 quilômetros. 

10- Outro grande destaque é o friso presente em todos os seus 244 metros de circunferência. Os mosaicos representam variados países levando suas ofertas para a Great Exhibition, de 1851. A ideia era que fossem esculpidos em pedra, mas a falta de tempo e dinheiro da época levou à escolha do mosaico.

Logo acima do mosaico, o texto abaixo contorna a construção: 

This Hall was erected for the advancement of the Arts & Sciences and works of industry of all nations in fulfilment of the intention of Albert Prince Consort. The site was purchased with the proceeds of the Great Exhibition of the year MDCCCLI. The first stone of the Hall was laid by Her Majesty Queen Victoria on the twentieth day of May MDCCCLXVII and it was opened by Her Majesty the twenty-ninth of March in the year MDCCCLXXI. Thine O Lord is the greatness and the power and the glory and the victory and the majesty for all that is in the heaven and in the earth is thine. The wise and their works are in the hand of God. Glory be to God on high and on Earth peace.

Tradução: 

Este Hall foi erguido para o avanço das Artes e Ciências e das obras da indústria de todas as nações, em cumprimento à intenção do Consorte Príncipe Albert. O local foi adquirido com a arrecadação da Grande Exposição do ano MDCCCLI. A primeira pedra do Salão foi colocada por Sua Majestade, a Rainha Vitória, no vigésimo dia de maio do ano MDCCCLXVII e foi inaugurada por Sua Majestade em 29 de março do ano MDCCCLXXI. Teu Senhor é a grandeza e o poder e a glória e a vitória e a majestade porque tudo o que está no céu e na terra é teu. Os sábios e suas obras estão nas mãos de Deus. Glória a Deus nas alturas e paz na Terra.

Para curtir um pouco do Royal Albert Hall, assista abaixo ao vídeo comemorativo, que conta um pequeno resumo de tudo que já passou pelos seus palcos e tem narração de Mick Jagger. 

Quer continuar aprendendo? Leia nosso artigo 15 curiosidades sobre o Eurotúnel que você provavelmente não sabia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − doze =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018