Dar mais confiança para o professor de inglês trabalhar com pronúncia em sala de aula.
Fornecer uma introdução robusta à estrutura sonora do inglês com considerável prática para um reconhecimento e produção eficazes do sons da língua-alvo.
Introduzir uma série de conceitos subjacentes ao ensino de pronúncia e dar aos participantes elementos importantes que os ajudem a incluir aspectos da fonologia do inglês à sua prática com maior confiança.
Uma parte do curso dedica-se à compreensão dos sons do português visando entender melhor a necessidade dos estudantes brasileiros de inglês.
Não há necessidade de conhecimento prévio em fonética e fonologia para fazer este curso.
Formato do curso
20 horas de aulas online, ao vivo pela Internet, por meio do Google Meet (atividades síncronas).
Todas as aulas são gravadas.
Inclui atividades de prática, consolidação e reflexão por meio da plataforma Google Sala de Aula (atividades assíncronas).
Data e horário
PRÓXIMA TURMA: 14 de março a 16 de maio, sextas-feiras, das 7h45 às 10h30 (com intervalo de 15 minutos)
Qual o público?
Professores de inglês em qualquer contexto de ensino.
Quais são os pré-requisitos?
Conhecimento linguístico em inglês CEFR (Common European Framework of Reference = Marco Comum Europeu de Referência) B1 ou superior (equivalente a C no B1 Preliminary – PET ou 4 no IELTS).
As aulas são em inglês e contam com a participação por fala e escrita dos participantes.
O que será ensinado no Módulo I?
Crenças sobre o ensino de pronúncia.
Noções básicas de fonética para a articulação sonora.
Sons do inglês e questões de contraste com o português brasileiro.
Necessidades específicas de estudantes brasileiros de inglês.
Estratégias de ensino de sons do inglês.
Como seremos avaliados?
Peer observation: observação e reflexão de uma aula cujo objetivo comunicativo de ensino seja o de uma estrutura sonora no nível da palavra.
Interaction: tarefas de prática ao longo do curso.
Planning & Teaching: planejamento, execução e feedback de uma aula do professor com a sua turma.
Reflection and expansion: um trabalho escrito (250 palavras) ao fim do módulo.
Qual o diferencial para a carreira do professor?
Dado que o professor estará mais confiante e mais consciente de aspectos relevantes da estrutura sonora do inglês para o ensino, ele poderá auxiliar os seus alunos a se desenvolverem em inglês com maior consistência e inteligibilidade na fala.
O professor poderá discutir e praticar uma série de atividades com aplicação direta em sala de aula, dando a ele a chance de discutir e testar o que poderá fazer com os próprios alunos de antemão.
MÓDULO 2
Quais são os objetivos e finalidades do curso?
Apresentar alguns aspectos centrais com relação à estrutura sonora do inglês no nível da palavra (stress) e do discurso (connected speech).
Reconhecer características do sistema sonoro do inglês nos níveis da palavra e do discurso que contribuam para maior inteligibilidade e consistência na produção e percepção do professor e do aluno.
Estudar formas de incluir os aspectos mencionados na prática de sala de aula, dando ao professor maior confiança para incorporá-las em diversos níveis e cursos.
Formato do curso
Todas as aulas são ao vivo pela internet.
20 horas de aulas online ao vivo pela Internet por meio do Google Meet (atividades síncronas).
Todas as aulas são gravadas.
Inclui atividades de prática, consolidação e reflexão por meio da plataforma Google Sala de Aula (atividades assíncronas).
Data e horário:
PRÓXIMA TURMA: 10 de setembro a 07 de novembro, sextas-feiras, das 7h45 às 10h30 (com intervalo de 15 minutos)
Qual o público?
Professores de inglês com algum conhecimento prévio de fonética e fonologia do inglês.
Quais são os pré-requisitos?
Conhecimento linguístico em inglês CEFR (Common European Framework of Reference = Marco Comum Europeu de Referência) B1 ou superior (equivalente a C no B1 Preliminary – PET ou 4 no IELTS).
As aulas são em inglês e contam com a participação por fala e escrita dos participantes.
Ter cursado o Módulo 1 do curso ou comprovar ter feito algum curso ou alguma disciplina introdutório de Fonética/Fonologia do inglês.
O que é ensinado no Módulo II?
A sílaba e o ritmo em inglês: acento, ênfase, proeminência, intensidade, pitch e altura.
Stress-timing e syllable-timing: como isso afeta falantes de português estudantes de inglês?
As fronteiras de palavras em inglês: i) fenômenos que modificam e/ou demonstram como os sons da fala contínua se articulam em inglês e ii) formas fortes e fracas.
Sílaba, ritmo e inteligibilidade: como esses aspectos são importantes na formação da professor de inglês e no desenvolvimento linguístico dos alunos e dos próprios professores.
Atividades e intervenções de sala de aula com foco em questões da sílaba e do ritmo em inglês.
Como seremos avaliados?
Peer observation: observação e reflexão de uma aula cujo objetivo comunicativo de ensino seja o de uma estrutura sonora no nível da palavra.
Interaction: tarefas de prática ao longo do curso.
Planning & Teaching: planejamento, execução e feedback de uma aula do professor com a sua turma.
Reflection and expansion: um trabalho escrito (250 palavras) ao fim do módulo.
Qual o diferencial para a carreira do professor?
Dado que o professor estará mais confiante e mais consciente de aspectos relevantes do sílaba e do ritmo em inglês para o ensino, ele poderá auxiliar os seus alunos a se desenvolverem em inglês com maior consistência e inteligibilidade na fala
O professor poderá discutir e praticar uma série de atividades com aplicação direta em sala de aula, dando a ele a chance de discutir e testar o que poderá fazer com os próprios alunos de antemão.
MÓDULO 3
Quais são os objetivos e finalidades do curso?
Entender a importância, contribuição e responsabilidade do professor não-nativo no ensino de pronúncia.
Apresentar alguns aspectos centrais com relação à estrutura sonora do inglês no nível da palavra (ritmo) e da sentença (intonation).
Reconhecer características do sistema sonoro do inglês nos níveis da palavra e do sentença que contribuam para maior inteligibilidade e consistência na produção e percepção do professor e do aluno.
Estudar formas de incluir os aspectos mencionados na prática de sala de aula, dando ao professor maior confiança para incorporá-las em diversos níveis e cursos.
Formato do curso
20 horas de aulas online ao vivo pela Internet por meio do Google Meet (atividades síncronas).
Todas as aulas são gravadas.
Inclui atividades de prática, consolidação e reflexão por meio da plataforma Google Sala de Aula (atividades assíncronas).
Datas e Horários:
Para informações de turmas e horários, envie um email para tdc@culturainglesamg.com.br
Fique ligado no site e nas redes sociais para novidades.
Qual o público?
Professores de inglês com algum conhecimento prévio de fonética e fonologia do inglês (conferir pré-requisitos!).
Quais são os pré-requisitos?
Conhecimento linguístico em inglês CEFR (Common European Framework of Reference = Marco Comum Europeu de Referência) B1 ou superior (equivalente a C no B1 Preliminary – PET ou 4 no IELTS).
As aulas são em inglês e contam com a participação por fala e escrita dos participantes.
Ter cursado o Módulo 2 do curso ou comprovar ter cursado alguma disciplina de Fonética/Fonologia do inglês.
O que será ensinado no Módulo III?
Ritmo e entonação: acento frasal, tom, grupo tonal e suas relações com a expressão de sentido em inglês.
Inglês como língua franca: o que, por quê e como ensinar pronúncia.
O princípio da inteligibilidade e importância de se estudar pronúncia.
Ritmo, entonação e inteligibilidade: como esses aspectos são importantes na formação da professor de inglês e no desenvolvimento linguístico dos alunos e dos próprios professores.
Atividades e intervenções de sala de aula com foco em questões de ritmo e entonação em inglês.
Como seremos avaliados?
Relatório de observação de pares.
Tarefas extra-classe.
Planejamento e execução de uma aula com um componente fonológico apresentado no curso.
Trabalho escrito de análise de dois aspectos discutidos no curso.
Qual o diferencial para a carreira do professor?
Dado que o professor estará mais confiante e mais consciente de aspectos relevantes do sílaba e do ritmo em inglês para o ensino, ele poderá auxiliar os seus alunos a se desenvolverem em inglês com maior consistência e inteligibilidade na fala.
O professor poderá discutir e praticar uma série de atividades com aplicação direta em sala de aula, dando a ele a chance de discutir e testar o que poderá fazer com os próprios alunos de antemão.
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