Promover discussões e compartilhamento de ideias sobre o ensino de gramática com um viés mais comunicativo, levando-se em conta questões tradicionais como o ensino do verbo to be, a noção de tempo e aspecto e algumas outras estruturas importantes para a comunicação em inglês.
Discutir sobre como temas importantes da gramática do inglês costumam ser adotados por materiais comumente usados bem como analisar as questões de conhecimento sobre a língua que precisamos ter em conta para ensiná-la aos nossos alunos.
Preparar e refletir sobre uma aula de viés comunicativo com aspecto gramatical como objetivo central.
Professores de língua inglesa que tenham interesse em aprender ou discutir sobre como ensinar gramática com um viés mais comunicativo.
Professores com interesse em fazer certificações como o CELTA e TKT, por exemplo, já que terão mais tempo para discutir o ensino de gramática durante o curso.
Conhecimento linguístico em inglês CEFR (Common European Framework of Reference = Marco Comum Europeu de Referência) B1 ou superior (equivalente a C no B1 Preliminary – PET ou 4 no IELTS).
As aulas são em inglês e contam com a participação por fala e escrita dos participantes.
Peer observation: observação e reflexão de uma aula cujo objetivo comunicativo de ensino seja o de uma estrutura sonora no nível da palavra.
Interaction: tarefas de prática ao longo do curso.
Planning & Teaching: planejamento, execução e feedback de uma aula do professor com a sua turma.
Reflection and expansion: um trabalho escrito (250 palavras) ao fim do módulo.
Estamos em época de mudanças significativas e o ensino é uma que certamente passou por diversas delas. Na posição de alunos, muitos de nós talvez tenhamos aprendido a gramática de uma língua estrangeira de maneiras muito distintas daquelas que se faz hoje em dia.
Neste curso, os participantes refletirão sobre as contribuições do ensino de gramática quando se adota uma abordagem mais comunicativa.