Storytelling for Young Learner Teachers
(31) 3264-2500 ou cultura@culturainglesamg.com.br
Tenho Interesse
Quais são os objetivos e finalidades do curso?
- Esse curso visa explorar o papel das histórias como ferramenta educacional.
- Os participantes aprenderão os fundamentos da origem, cultura e práticas contemporâneas de storytelling, discutirão questões práticas e éticas relacionadas à seleção, adaptação, criação e apresentação de materiais. Eles também identificarão fontes de histórias, desenvolverão habilidades de contação de histórias e aprenderão a criar projetos em torno de histórias e livros infantis.
- Ao término do curso, os participantes serão capazes de selecionar, adaptar, criar e contar histórias com mais propriedade, além de planejar lições e projetos interdisciplinares baseados nessas histórias.
Formato do Curso
- 20 horas de aulas online, ao vivo pela Internet, por meio do Google Meet (atividades síncronas).
- Todas as aulas são gravadas.
- Inclui atividades de prática, consolidação e reflexão por meio da plataforma Google Sala de Aula (atividades assíncronas).
Datas e horários
- Próxima turma em definição. Registre seus dados nessa mesma página, na seção ‘Tenho Interesse’, que avisaremos sobre a próxima turma.
Qual o público?
- Estudantes de Letras e Pedagogia, professores de inglês de VYL e YL em escolas de idiomas, escolas regulares ou escolas bilíngues.
Quais são os pré-requisitos?
- Professores com conhecimento linguístico CEFR (Common European Framework of Reference = Marco Comum Europeu de Referência) B1 ou superior (equivalente a C no B1 Preliminary – PET ou 4 no IELTS).
- As aulas são em inglês e contam com a participação por fala e escrita dos participantes.
O que será ensinado no curso?
- Diferenças fundamentais entre a contação de histórias e a leitura de livros em voz alta.
- Como escolher, adaptar e criar histórias para contação.
- Técnicas para o desenvolvimento do estilo pessoal de contação de histórias.
- Seleção e uso de objetos de apoio para a contação de histórias.
- Planejamento de aulas e projetos baseados em histórias e livros infantis.
Como seremos avaliados?
- Conclusão das atividades propostas.
- Vídeo portfólio.
Qual o diferencial para a carreira do professor?
Muitos professores trabalham com contação de histórias na sala de aula sem muita compreensão de como escolher o livro mais adequado de acordo com a faixa etária dos alunos, da necessidade de adaptação às particularidades da sua turma ou da importância do planejamento intencional de atividades a serem realizadas antes, durante e depois da história contada.
Este curso é uma excelente oportunidade para equipar o profissional com as ferramentas necessárias para potencializar a contação de histórias enquanto estratégia didática.