Teaching Pronunciation
Carga Horária:
20 horas por módulo
Mais informações:
(31) 3264-2500 ou cultura@culturainglesamg.com.br
Tenho Interesse
>> MÓDULO 1
Quais são os objetivos e finalidades do curso?
- Dar mais confiança para o professor de inglês trabalhar com pronúncia em sala de aula.
- Fornecer uma introdução robusta à estrutura sonora do inglês com considerável prática para um reconhecimento e produção eficazes do sons da língua-alvo.
- Introduzir uma série de conceitos subjacentes ao ensino de pronúncia e dar aos participantes elementos importantes que os ajudem a incluir aspectos da fonologia do inglês à sua prática com maior confiança.
- Uma parte do curso dedica-se à compreensão dos sons do português visando entender melhor a necessidade dos estudantes brasileiros de inglês.
- Não há necessidade de conhecimento prévio em fonética e fonologia para fazer este curso.
Formato do curso
- 20 horas de aulas online, ao vivo pela Internet, por meio do Google Meet (atividades síncronas).
- Todas as aulas são gravadas.
- Inclui atividades de prática, consolidação e reflexão por meio da plataforma Google Sala de Aula (atividades assíncronas).
Data e horário:
- PRÓXIMA TURMA: 14 de março a 16 de maio, sextas-feiras, das 7h45 às 10h30 (com intervalo de 15 minutos)
Qual o público?
- Professores de inglês em qualquer contexto de ensino.
Quais são os pré-requisitos?
- Conhecimento linguístico em inglês CEFR (Common European Framework of Reference = Marco Comum Europeu de Referência) B1 ou superior (equivalente a C no B1 Preliminary – PET ou 4 no IELTS).
- As aulas são em inglês e contam com a participação por fala e escrita dos participantes.
O que será ensinado no Módulo I?
- Crenças sobre o ensino de pronúncia.
- Noções básicas de fonética para a articulação sonora.
- Sons do inglês e questões de contraste com o português brasileiro.
- Necessidades específicas de estudantes brasileiros de inglês.
- Estratégias de ensino de sons do inglês.
Como seremos avaliados?
- Peer observation: observação e reflexão de uma aula cujo objetivo comunicativo de ensino seja o de uma estrutura sonora no nível da palavra.
- Interaction: tarefas de prática ao longo do curso.
- Planning & Teaching: planejamento, execução e feedback de uma aula do professor com a sua turma.
- Reflection and expansion: um trabalho escrito (250 palavras) ao fim do módulo.
Qual o diferencial para a carreira do professor?
- Dado que o professor estará mais confiante e mais consciente de aspectos relevantes da estrutura sonora do inglês para o ensino, ele poderá auxiliar os seus alunos a se desenvolverem em inglês com maior consistência e inteligibilidade na fala.
- O professor poderá discutir e praticar uma série de atividades com aplicação direta em sala de aula, dando a ele a chance de discutir e testar o que poderá fazer com os próprios alunos de antemão.
>> MÓDULO 2
Quais são os objetivos e finalidades do curso?
- Apresentar alguns aspectos centrais com relação à estrutura sonora do inglês no nível da palavra (stress) e do discurso (connected speech).
- Reconhecer características do sistema sonoro do inglês nos níveis da palavra e do discurso que contribuam para maior inteligibilidade e consistência na produção e percepção do professor e do aluno.
- Estudar formas de incluir os aspectos mencionados na prática de sala de aula, dando ao professor maior confiança para incorporá-las em diversos níveis e cursos.
Formato do curso
- Todas as aulas são ao vivo pela internet.
- 20 horas de aulas online ao vivo pela Internet por meio do Google Meet (atividades síncronas).
- Todas as aulas são gravadas.
- Inclui atividades de prática, consolidação e reflexão por meio da plataforma Google Sala de Aula (atividades assíncronas).
Data e horário:
- PRÓXIMA TURMA: 10 de setembro a 07 de novembro, sextas-feiras, das 7h45 às 10h30 (com intervalo de 15 minutos)
Qual o público?
- Professores de inglês com algum conhecimento prévio de fonética e fonologia do inglês.
Quais são os pré-requisitos?
- Conhecimento linguístico em inglês CEFR (Common European Framework of Reference = Marco Comum Europeu de Referência) B1 ou superior (equivalente a C no B1 Preliminary – PET ou 4 no IELTS).
- As aulas são em inglês e contam com a participação por fala e escrita dos participantes.
- Ter cursado o Módulo 1 do curso ou comprovar ter feito algum curso ou alguma disciplina introdutório de Fonética/Fonologia do inglês.
O que é ensinado no Módulo II?
- A sílaba e o ritmo em inglês: acento, ênfase, proeminência, intensidade, pitch e altura.
- Stress-timing e syllable-timing: como isso afeta falantes de português estudantes de inglês?
- As fronteiras de palavras em inglês: i) fenômenos que modificam e/ou demonstram como os sons da fala contínua se articulam em inglês e ii) formas fortes e fracas.
- Sílaba, ritmo e inteligibilidade: como esses aspectos são importantes na formação da professor de inglês e no desenvolvimento linguístico dos alunos e dos próprios professores.
- Atividades e intervenções de sala de aula com foco em questões da sílaba e do ritmo em inglês.
Como seremos avaliados?
- Peer observation: observação e reflexão de uma aula cujo objetivo comunicativo de ensino seja o de uma estrutura sonora no nível da palavra.
- Interaction: tarefas de prática ao longo do curso.
- Planning & Teaching: planejamento, execução e feedback de uma aula do professor com a sua turma.
- Reflection and expansion: um trabalho escrito (250 palavras) ao fim do módulo.
Qual o diferencial para a carreira do professor?
- Dado que o professor estará mais confiante e mais consciente de aspectos relevantes do sílaba e do ritmo em inglês para o ensino, ele poderá auxiliar os seus alunos a se desenvolverem em inglês com maior consistência e inteligibilidade na fala
- O professor poderá discutir e praticar uma série de atividades com aplicação direta em sala de aula, dando a ele a chance de discutir e testar o que poderá fazer com os próprios alunos de antemão.
>>MÓDULO 3
Quais são os objetivos e finalidades do curso?
- Entender a importância, contribuição e responsabilidade do professor não-nativo no ensino de pronúncia.
- Apresentar alguns aspectos centrais com relação à estrutura sonora do inglês no nível da palavra (ritmo) e da sentença (intonation).
- Reconhecer características do sistema sonoro do inglês nos níveis da palavra e do sentença que contribuam para maior inteligibilidade e consistência na produção e percepção do professor e do aluno.
- Estudar formas de incluir os aspectos mencionados na prática de sala de aula, dando ao professor maior confiança para incorporá-las em diversos níveis e cursos.
Formato do curso
- 20 horas de aulas online ao vivo pela Internet por meio do Google Meet (atividades síncronas).
- Todas as aulas são gravadas.
- Inclui atividades de prática, consolidação e reflexão por meio da plataforma Google Sala de Aula (atividades assíncronas).
Datas e Horários:
- Para informações de turmas e horários, envie um email para tdc@culturainglesamg.com.br
- Fique ligado no site e nas redes sociais para novidades.
Qual o público?
- Professores de inglês com algum conhecimento prévio de fonética e fonologia do inglês (conferir pré-requisitos!).
Quais são os pré-requisitos?
- Conhecimento linguístico em inglês CEFR (Common European Framework of Reference = Marco Comum Europeu de Referência) B1 ou superior (equivalente a C no B1 Preliminary – PET ou 4 no IELTS).
- As aulas são em inglês e contam com a participação por fala e escrita dos participantes.
- Ter cursado o Módulo 2 do curso ou comprovar ter cursado alguma disciplina de Fonética/Fonologia do inglês.
O que será ensinado no Módulo III?
- Ritmo e entonação: acento frasal, tom, grupo tonal e suas relações com a expressão de sentido em inglês.
- Inglês como língua franca: o que, por quê e como ensinar pronúncia.
- O princípio da inteligibilidade e importância de se estudar pronúncia.
- Ritmo, entonação e inteligibilidade: como esses aspectos são importantes na formação da professor de inglês e no desenvolvimento linguístico dos alunos e dos próprios professores.
- Atividades e intervenções de sala de aula com foco em questões de ritmo e entonação em inglês.
Como seremos avaliados?
- Relatório de observação de pares.
- Tarefas extra-classe.
- Planejamento e execução de uma aula com um componente fonológico apresentado no curso.
- Trabalho escrito de análise de dois aspectos discutidos no curso.
Qual o diferencial para a carreira do professor?
- Dado que o professor estará mais confiante e mais consciente de aspectos relevantes do sílaba e do ritmo em inglês para o ensino, ele poderá auxiliar os seus alunos a se desenvolverem em inglês com maior consistência e inteligibilidade na fala.
- O professor poderá discutir e praticar uma série de atividades com aplicação direta em sala de aula, dando a ele a chance de discutir e testar o que poderá fazer com os próprios alunos de antemão.