Teaching Grammar
(31) 3264-2500 ou cultura@culturainglesamg.com.br
Tenho Interesse
Quais são os objetivos e finalidades do curso?
-
Promover discussões e compartilhamento de ideias sobre o ensino de gramática com um viés mais comunicativo, levando-se em conta questões tradicionais como o ensino do verbo to be, a noção de tempo e aspecto e algumas outras estruturas importantes para a comunicação em inglês.
-
Discutir sobre como temas importantes da gramática do inglês costumam ser adotados por materiais comumente usados bem como analisar as questões de conhecimento sobre a língua que precisamos ter em conta para ensiná-la aos nossos alunos.
-
Preparar e refletir sobre uma aula de viés comunicativo com aspecto gramatical como objetivo central.
Formato do Curso
- 20 horas de aulas online, ao vivo pela Internet, por meio do Google Meet (atividades síncronas).
- Todas as aulas são gravadas.
- Inclui atividades de prática, consolidação e reflexão por meio da plataforma Google Sala de Aula (atividades assíncronas).
Datas e horários
- PRÓXIMA TURMA: 10 de setembro a 07 de novembro, sextas-feiras das 7h45 às 10h30 (com intervalo de 15 minutos)
Qual o público?
-
Professores de língua inglesa que tenham interesse em aprender ou discutir sobre como ensinar gramática com um viés mais comunicativo.
-
Professores com interesse em fazer certificações como o CELTA e TKT, por exemplo, já que terão mais tempo para discutir o ensino de gramática durante o curso.
Quais são os pré-requisitos?
-
Conhecimento linguístico em inglês CEFR (Common European Framework of Reference = Marco Comum Europeu de Referência) B1 ou superior (equivalente a C no B1 Preliminary – PET ou 4 no IELTS).
-
As aulas são em inglês e contam com a participação por fala e escrita dos participantes.
O que será ensinado no curso?
- Desafios do ensino de gramática; gramática descritiva e prescritiva.
- Definição, análise e aplicação dos conceitos de form, meaning and use.
- Abordagens comunicativas no ensino de gramática: PPP e ESA.
- Procedimentos aliados ao ensino de gramática: CCQs, linhas do tempo, tempo de fala do professor e feedback.
- Confecção de plano de aula comunicativa com foco em ensino de alguma estrutura gramatical.
Como seremos avaliados?
-
Peer observation: observação e reflexão de uma aula cujo objetivo comunicativo de ensino seja o de uma estrutura sonora no nível da palavra.
-
Interaction: tarefas de prática ao longo do curso.
-
Planning & Teaching: planejamento, execução e feedback de uma aula do professor com a sua turma.
-
Reflection and expansion: um trabalho escrito (250 palavras) ao fim do módulo.
Qual o diferencial para a carreira do professor?
-
Estamos em época de mudanças significativas e o ensino é uma que certamente passou por diversas delas. Na posição de alunos, muitos de nós talvez tenhamos aprendido a gramática de uma língua estrangeira de maneiras muito distintas daquelas que se faz hoje em dia.
-
Neste curso, os participantes refletirão sobre as contribuições do ensino de gramática quando se adota uma abordagem mais comunicativa.