Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

Learning Portfolios: Documentation in Practice

Mais informações:

(31) 3264-2500 ou cultura@culturainglesamg.com.br

Tenho Interesse









Quais são os objetivos e finalidades do curso?

  • Familiarizar o professor com os diferentes tipos, finalidades e procedimentos da documentação do processo de ensino-aprendizagem.

  • Discutir questões práticas da escuta, seleção, registro e apresentação de evidências de aprendizagem.

  • Desenvolver/aprimorar as competências essenciais para construir portfólios de maneira mais eficaz.

Formato do curso 

  • 20 horas de aulas online ao vivo pela Internet por meio do Google Meet (atividades síncronas)

  • Todas as aulas são gravadas.

  • Inclui atividades de prática, consolidação e reflexão por meio da plataforma Google Sala de Aula (atividades assíncronas).

Datas e horários

  • Em definição.

Qual o público?

  • Estudantes de Letras e Pedagogia, professores de inglês em escolas de idiomas, escolas regulares ou escolas bilíngues que desejem iniciar/aperfeiçoar o uso de portfólios de aprendizagem em suas turmas, com o intuito de tornar visível a trajetória educacional de alunos de todas as idades.

Quais são os pré-requisitos?

  • Conhecimento linguístico em inglês CEFR (Common European Framework of Reference = Marco Comum Europeu de Referência) B1 ou superior (equivalente a C no B1 Preliminary – PET ou 4 no IELTS)

  • As aulas são em inglês e contam com a participação por fala e escrita dos participantes.

O que será ensinado no curso? 

  • Histórias, ideias e filosofia básica da documentação pedagógica segundo a abordagem Reggio Emilia

  • Tipos de documentação, suas finalidades e características principais

  • Procedimentos e estratégias de registro, organização e interpretação de evidências de aprendizagem

  • Seleção de artefatos e plataformas para a construção de portfólios.

Como seremos avaliados?

  • Diário de bordo semanal (reflexão de aprendizagem)

  • Criação de portfólio com os próprios alunos*.

*Participantes que não estejam dando aula criarão um portfólio da experiência de aprendizagem

Qual o diferencial para a carreira do professor?

  • Muitos professores concentram seus portfólios na coleta de atividades realizadas pelos alunos em sala sem qualquer reflexão ou conhecimento acerca da rica informação que essas atividades carregam.  O professor que completa o curso, está equipado para fazer escolhas mais conscientes, e usar a documentação pedagógica para informar sua prática e planejamento.

  • A troca de experiências, o compartilhamento de ideias, a leitura do material cuidadosamente selecionado possibilitam ao professor aprofundar seus conhecimentos, e desenvolver novas habilidades ao implementar as técnicas sugeridas e os recursos apresentados.

  • Este curso é uma excelente oportunidade para equipar o profissional com as ferramentas necessárias para potencializar a utilização de portfólios de aprendizagem como ferramenta de ensino e aprendizagem.

Qual o seu
nível de inglês?

Faça a Análise de Conhecimento e descubra!

Começar Análise de Conhecimento!









































































































Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
Lei 13.709 de 14.08.2018