Learning Portfolios: Documentation in Practice
(31) 3264-2500 ou cultura@culturainglesamg.com.br
Tenho Interesse
Quais são os objetivos e finalidades do curso?
-
Familiarizar o professor com os diferentes tipos, finalidades e procedimentos da documentação do processo de ensino-aprendizagem.
-
Discutir questões práticas da escuta, seleção, registro e apresentação de evidências de aprendizagem.
-
Desenvolver/aprimorar as competências essenciais para construir portfólios de maneira mais eficaz.
Formato do curso
-
20 horas de aulas online ao vivo pela Internet por meio do Google Meet (atividades síncronas)
-
Todas as aulas são gravadas.
-
Inclui atividades de prática, consolidação e reflexão por meio da plataforma Google Sala de Aula (atividades assíncronas).
Datas e horários
- Em definição.
Qual o público?
-
Estudantes de Letras e Pedagogia, professores de inglês em escolas de idiomas, escolas regulares ou escolas bilíngues que desejem iniciar/aperfeiçoar o uso de portfólios de aprendizagem em suas turmas, com o intuito de tornar visível a trajetória educacional de alunos de todas as idades.
Quais são os pré-requisitos?
-
Conhecimento linguístico em inglês CEFR (Common European Framework of Reference = Marco Comum Europeu de Referência) B1 ou superior (equivalente a C no B1 Preliminary – PET ou 4 no IELTS)
-
As aulas são em inglês e contam com a participação por fala e escrita dos participantes.
O que será ensinado no curso?
-
Histórias, ideias e filosofia básica da documentação pedagógica segundo a abordagem Reggio Emilia
-
Tipos de documentação, suas finalidades e características principais
-
Procedimentos e estratégias de registro, organização e interpretação de evidências de aprendizagem
-
Seleção de artefatos e plataformas para a construção de portfólios.
Como seremos avaliados?
-
Diário de bordo semanal (reflexão de aprendizagem)
-
Criação de portfólio com os próprios alunos*.
*Participantes que não estejam dando aula criarão um portfólio da experiência de aprendizagem
Qual o diferencial para a carreira do professor?
-
Muitos professores concentram seus portfólios na coleta de atividades realizadas pelos alunos em sala sem qualquer reflexão ou conhecimento acerca da rica informação que essas atividades carregam. O professor que completa o curso, está equipado para fazer escolhas mais conscientes, e usar a documentação pedagógica para informar sua prática e planejamento.
-
A troca de experiências, o compartilhamento de ideias, a leitura do material cuidadosamente selecionado possibilitam ao professor aprofundar seus conhecimentos, e desenvolver novas habilidades ao implementar as técnicas sugeridas e os recursos apresentados.
-
Este curso é uma excelente oportunidade para equipar o profissional com as ferramentas necessárias para potencializar a utilização de portfólios de aprendizagem como ferramenta de ensino e aprendizagem.