Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

Saiba a diferença entre escola bilíngue, escola internacional, escola de inglês e escola com inglês na grade curricular

O ensino bilíngue tem se popularizado muito nos últimos anos, especialmente pelos benefícios a curto, médio e longo prazo que oferece para os alunos. 

Apesar de cada vez mais procurado, muitas dúvidas ainda envolvem essa modalidade de ensino, especialmente qual a diferença entre escola bilíngue, escola internacional, escola de inglês e escola com inglês na grade curricular. 

Para esclarecer, nós explicamos a seguir! 

ESCOLA INTERNACIONAL 

A escola internacional é um tipo de escola bilíngue que adota a legislação educacional, componentes curriculares, operacionais e culturais de um país de origem.

Uma escola britânica, por exemplo, tem o currículo britânico, a canadense, um currículo canadense e assim por diante. 

Tudo na língua daquele país. 

É isso que diferencia a escola internacional das outras. 

ESCOLA COM INGLÊS NA GRADE  CURRICULAR 

Muitas pessoas se perguntam se uma escola que oferece inglês na grade curricular pode ser considerada também uma escola bilíngue. 

Na verdade, a escola regular com inglês na grade curricular é uma escola que tem o inglês como mais uma das matérias ensinadas. 

O idioma aparece no programa de ensino da mesma forma que a matemática, a história e as outras disciplinas. 

Para ser considerada uma escola bilíngue, a escola deve usar o idioma como meio de instrução para construção de conhecimento em áreas diversas. 

ESCOLA DE INGLÊS 

Diferentemente das outras escolas, a escola de inglês tem o inglês como matéria única. 

Apenas a língua inglesa é ensinada, explorando tudo que se relaciona ao seu aprendizado, como gramática, ortografia, pronúncia, vocabulário e, claro, contextos culturais.

É um momento fora da escola regular, específico para o aprendizado do inglês. 

ESCOLA BILÍNGUE

A escola bilíngue é uma instituição de ensino regular que tem um programa especial para lecionar um segundo idioma de forma integrada às outras disciplinas. 

O currículo escolar é o brasileiro exigido pelas autoridades competentes, mas a escola tem o inglês não somente como matéria, mas como um instrumento de ensino, usado também em aulas de matemática, história, artes e outras áreas. 

Assim, o aluno tem uma experiência mais intensa de contato com o idioma como ferramenta de aprendizado, desenvolvendo de maneira funcional o seu domínio do inglês.

É comum que na escola bilíngue a carga horária seja maior em função da necessidade de uma maior exposição do aluno ao segundo idioma. 

Toda escola bilíngue brasileira deve cumprir a Base Nacional Comum Curricular prevista pelo Ministério da Educação (MEC), mas também precisa oferecer tempo suficiente de instrução integrada no segundo idioma. 

Para cumprir esses e outros requisitos, a carga horária das escolas bilíngues acaba sendo maior que das escolares regulares, funcionando, muitas vezes, até mesmo em período integral. 

Assim, mais que aprender o inglês, o aluno vivencia o idioma, tornando a língua parte da sua vida e aprendendo de forma leve e natural, reconhecendo a língua como uma aliada para diversas experiências. 

CULTURA INGLESA FOR SCHOOLS 

O melhor ensino bilíngue tem suporte da Cultura Inglesa BH! 

Nós criamos o Cultura Inglesa For Schools, que é um programa de soluções para o ensino de inglês em escolas privadas do Ensino Infantil ao Ensino Médio, beneficiando 100% dos alunos!

Entre elas está o ensino customizado, exames internacionais, High School Cultura Inglesa e o suporte para implantação do ensino bilíngue na grade curricular. 

Oferecemos todo o suporte para a definição de estratégias e adoção do programa que 

melhor atenda às demandas de cada instituição.

Essa é a nossa forma de compartilhar nossos 79 anos de conhecimento, excelência e tradição para que cada vez mais pessoas aprendam o inglês.

Acesse www.culturainglesamg.com.br/forschools e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *