Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp
Leitura em inglês: 20 livros britânicos para praticar

Leitura em inglês: 20 livros britânicos para praticar

A prática de um idioma pode acontecer de diversas maneiras. Ouvindo música, assistindo séries, conversando ou fazendo exercícios, você pode treinar seu inglês diversas vezes no dia a dia. E a leitura em inglês também não pode ser deixada de lado.

A leitura em inglês é uma forma de aprender vocabulários novos, fixars expressões gramaticais e, é claro, se divertir com histórias envolventes e emocionantes. Confira abaixo alguns autores britânicos para colocar na lista de leitura em inglês, e quais obras deles nós recomendamos:

William Shakespeare

William Shakespeare

No século XVI, o teatro era o gênero mais popular da Inglaterra, e Shakespeare foi um dos nomes mais importantes desse ramo. Nascido em 1564, ele sempre está na lista de leitura em inglês de quem quer se aprofundar mais no idioma, já que escreveu 40 peças, a maioria muito famosas.

Shakespeare também produziu mais de 150 sonetos, sendo conhecido como o poeta nacional da Inglaterra, e também como o Bardo. Sua obra trata de emoções turbulentas, sentimentos puros, frustrações, ciúmes e muitas outras questões que envolviam os espectadores de suas peças de teatro.

Muitas obras de Shakespeare, nos dias de hoje, são adaptadas para o inglês moderno, e mesmo para quem está começando a aprender inglês. Veja abaixo o que colocar na sua lista de leitura em inglês:

1. Sonho de uma Noite de Verão

Sonho de uma Noite de Verão é a leitura ideal para quem ama histórias de fantasia e mitologia grega. Baseada em diversos mitos, a peça conta com criaturas mágicas para explicar complexas relações de família.

2. Hamlet

Falando sobre tradições, família e loucura, Hamlet é uma das peças mais famosas de Shakespeare. O personagem principal é um príncipe que pensa em vingar a morte do pai. Mas isso pode significar ser um assassino. Ser ou não ser? Eis a questão!

Charles Dickens

Charles Dickens

Charles Dickens nasceu em 1812 e teve a primeira infância de um aristocrata. Porém, sua família acabou com problemas na justiça por ter muitas dívidas, e Dickens se refugiou na escrita. E sua escrita trouxe diversos novos temas e novas perspectivas para a literatura inglesa.

Dickens sempre trazia crítica social para suas obras, falando sobre a classe trabalhadora durante a revolução industrial. Violência, pobreza e desemprego eram alguns de seus assuntos comuns.

Ele escrevia suas obras em forma de folhetins, publicando um capítulo de cada vez, o que fazia com que o público sempre esperasse suas novas aventuras. Muitas vezes, ele guiava a história de acordo com a reação de seus leitores.

Confira abaixo as obras de Dickens para adicionar à lista de leitura em inglês:

1. Um conto de Natal

Um clássico muito adaptado para o cinema, Um conto de Natal se passa na véspera da data comemorativa, quando um milionário mesquinho chamado Scrooge é visitado por três fantasmas que o fazem pensar melhor sobre suas escolhas.

2. Oliver Twist

Oliver Twist foi outra revolução na literatura: o primeiro romance de língua inglesa com uma criança como personagem principal. Oliver é um menino órfão que passa por diversos problemas, perdas e tristezas, até começar a se envolver com o crime.

Virginia Woolf

Virginia Woolf

Virginia Woolf nasceu em 1882 e teve contato com a literatura desde criança, porque seu pai era editor. Aos 18 anos, ela já escrevia alguns artigos jornalísticos. Quando se casou com Leonard Woolf, lançou uma editora que publicava desde textos de psicanálise até romances. Ou seja, sua vida sempre foi ligada à literatura.

Seus textos são cheios de sensibilidade, e o fluxo de consciência é uma constante em suas histórias. Explorar os personagens a fundo, como Woolf fazia, não era algo comum na época, e seus textos se destacaram no cenário inglês.

Confira abaixo quais de seus livros colocar na lista de leitura em inglês:

1. Orlando

Orlando fala de um ser imortal que atravessa todas as barreiras de tempo, espaço e mesmo de gênero. Falando, essencialmente, sobre todo tipo de experiência humano, Woolf traz, nestse livro, diversas questões sobre nosso jeito de ser.

2. Mrs Dalloway

Conhecido por suas voltas no tempo, fluxo de consciência e filosofia, Mrs. Dalloway acompanha uma mulher da alta sociedade planejando a festa que dará à noite. A história parece simples, mas a autora se aprofunda na personagem de tal maneira que você se sente parte dela.

Jane Austen

Jane Austen

Jane Austen é o primeiro nome que vem à mente quando falamos de escritoras inglesas, e não é à toa. Sua obra trouxe uma nova perspectiva para a literatura. Suas personagens femininas, ao contrário do que era comum na época, não são passivas ou submissas, mas sim as donas das próprias histórias, cheias de autonomia, com visões de mundo que que conversavam com o movimento feminista que dava seus primeiros passos.

Mesmos que suas histórias se passassem normalmente em cenários mais domésticos e burgueses, elas sempre traziam reflexões sociais importantes, como agitações políticas da época, o lugar da mulher na sociedade e os conflitos de classe.

Austen também é conhecida pela ironia carregada de suas obras. Veja abaixo o que adicionar à lista de leitura em inglês:

1. Orgulho e Preconceito

Com certeza, você já viu uma adaptação dessa obra. Nela, Elizabeth Bennet é a única de suas irmãs que não está em busca de um marido. Mas quando conhece Mr. Darcy, um homem de posses soturno e misterioso, seu coração começa a ceder.

2. Persuasão

Anne Elliot não pode se casar com o homem que ama, Frederick, devido ao seu status social. Anos depois, eles voltam a se encontrar, e Frederik está no mesmo status que ela – mas já interessado em outra moça. Persuasão é um romance envolvente e divertido.

Arthur Conan Doyle

Arthur Conan Doyle

O criador do detetive mais famoso do mundo não pode ficar de fora da sua lista de leitura em inglês. Sir Arthur Conan Doyle era um médico escocês que gostava de escrever histórias para jornais em seu tempo livre. Com textos cheios de mistérios e aventura, Conan Doyle conquistou a sociedade britânica do século XIX.

Seu personagem mais famoso, Sherlock Holmes, ganha adaptações até os dias de hoje. A história do detetive ficou tão famosa que o autor recebia centenas de cartas a cada novo desfecho. Ao total, foram 60 histórias sobre o detetive e seu caro amigo Watson.

Quer saber o que ler de Arthur Conan Doyle?

1. Sherlock Holmes

Ele dispensa apresentações: todos os livros do detetive mais famoso do mundo devem estar na sua lista. Desde Um Estudo em Escarlate até O Cão dos Baskervilles, Sherlock Holmes e seu companheiro Watson desvendam muitos mistérios.

2. Soco na Cara

Um oficial da marinha inglesa, envolvido no mundo do boxe, acaba em uma investigação de um assassinato. Um livro misterioso, cheio de suspense, que prende do início ao fim.

Agatha Christie

Agatha Christie

Agatha Christie nasceu em 1890 e se mostrou uma escritora muito prolífica desde que começou a publicar. Escrevendo romances, contos, poesia e teatro, ela se consagrou como Dama do Crime por conta de seus romances policiais, cheios de mistérios e suspenses que ainda instigam leitores em todo o mundo.

Seu nome é o mais conhecido no gênero policial, e não é para menos: ao longo dos séculos XX e XXI, seus livros venderam bilhões de cópias, e foram adaptados para a TV, cinema e peças de teatro.

Com 90 livros, é difícil escolher o que deve estar na sua lista de leitura em inglês, mas esses não podem faltar:

1. O Misterioso Caso de Styles

Emily Inglethorp, proprietária da Mansão Styles, recebe vários convidados em sua casa em um dia. Durante a noite, no entanto, ela é envenenada por um deles. Resta ao detetive belga Hercule Poirot descobrir quem foi.

2. Assassinato no Expresso do Oriente

Mais um mistério para o detetive Poirot, dessa vez, no Expresso do Oriente: dentro de um trem, um homem que guarda um segredo é assassinado. Mas, com alguma investigação, o detetive percebe que mais de uma pessoa teria motivos para fazer isso.

J. R. R. Tolkien

J. R. R. Tolkien

John Ronald Reuel Tolkien nasceu em 1892, na África do Sul, mas sua família voltou a morar na Inglaterra quando ele tinha apenas 3 anos de idade. Encantado com contos populares, mitologia e literatura, ele se formou em Letras pela Universidade de Exeter e, enquanto servia na Primeira Guerra, começou a escrever obras de fantasia.

Seus livros são tão famosos, e mudaram tanto o cenário da literatura, que ele é visto como pai da literatura fantástica moderna. Você já deve ter ouvido falar de seus hobbits, magos, elfos e anões, mesmo sem ter lido os livros: a Terra Média foi para as telas do cinema em diversas produções vencedoras de prêmios importantes.

Veja abaixo quais são os livros para adicionar à lista de leitura em inglês e conhecer melhor o mundo fantástico de Tolkien:

1. O Hobbit

Uma maneira clássica de começar a ler as histórias da Terra Média, O Hobbit pode ser considerado um livro infantil com uma linguagem rebuscada. Ele introduz as histórias principais desse mundo em poucas páginas por meio da jornada de Bilbo Bolseiro.

2. O Senhor dos Anéis

O grande clássico de Tolkien, O Senhor dos Anéis fala de Frodo Bolseiro, o neto de Bilbo, e sua busca para destruir o Um Anel e levar paz para toda a Terra Média. Uma aventura cheia de detalhes, mistérios e momentos emocionantes.

George Orwell

George Orwell

George Orwell nasceu em 1903, na Índia Britânica, mas sua literatura sempre esteve muito à frente do seu tempo. Ele é conhecido por escrever distopias que, por diversos motivos, refletem muito a sociedade em que vivemos nos dias de hoje.

Considerado como um dos melhores cronistas do século XX, Orwell escrevia resenhas, artigos de jornal, crítica literária e poesia. Mas seus trabalhos mais conhecidos são suas obras de ficção, que tratam de assuntos como injustiças sociais e fazem uma análise profunda da sociedade.

Veja abaixo quais são os livros que você deve colocar em sua lista de leitura em inglês:

1. 1984

Um romance distópico impressionante, 1984 se passa em um futuro distante (já que foi publicado nos anos 1940), onde a Grã-Bretanha é comandada por um líder tirano que observa a todos – o Grande Irmão. A história segue um dos trabalhadores desse governo, que vai de bom soldado a revolucionário ao longo da história.

2. A Revolução dos Bichos

Em uma fazenda, um dos porcos mais velhos se reúne com os animais e eles decidem que são eles que devem comandar a fazenda – e não os seres humanos. Uma metáfora para as relações de classe, A Revolução dos Bichos é um livro que instiga o pensamento.

J.K. Rowling

J.K. Rowling

O primeiro nome bilionário da literatura é essa escritora contemporânea inglesa da qual você com certeza já ouviu falar. Nascida em 1956, Rowling sempre foi apaixonada por livros. Mas foi em um momento de dificuldade, desempregada e mãe solteira, que ela começou a escrever o livro que a levaria ao sucesso – e que faria milhões de crianças, ao redor do mundo, pegarem o gosto pela leitura.

A série Harry Potter, contada em sete livros, começou a ser lançada em 1997. Desde então, são mais de 450 milhões de cópias vendidas em mais de 64 idiomas. Mas a autora tem ainda outros livros, que vão do romance policial ao drama, podem ser sua próxima leitura em inglês.

Veja nossas dicas:

1. Harry Potter

Mais um título que não precisa ser apresentado: Harry já está no coração da maioria das pessoas. O menino que se descobre bruxo e, então, descobre que um bruxo das trevas quer mata-lo, já deve ter estado na sua lista de leitura. Aproveite para ler em inglês agora!

2. O Chamado do Cuco

Sob o pseudônimo de Robert Galbraith, J.K. Rowling experimenta o romance policial nesse livro que começa uma série. Nele, o detetive Cormoran Strike volta a atuar em sua profissão enquanto se recupera de um término de noivado.

Neil Gaiman

Neil Gaiman

Para encerrar a lista de leitura em inglês, mais um autor britânico contemporâneo: Gaiman nasceu em 1960 e, até hoje, lança livros que encantam pessoas de todas as idades. Ele escreve contos, romances, quadrinhos e até mesmo roteiros. Seu estilo pende para a literatura fantástica, mas nem todas as suas obras são desse tipo.

Algumas de suas obras foram adaptadas para o cinema e para a TV. American Gods e Good Omens, por exemplo, são dois de seus livros que viraram séries aclamadas. Coraline e Stardust, ambos mais no âmbito infantil, foram adaptados para o cinema.

Mas quais das diversas obras de Neil Gaiman colocar na sua lista de leitura em inglês?

1. Belas Maldições

Um anjo e um demônio têm algo em comum: ambos adoram viver na Terra, cercados de seres humanos. Mas o mundo está para acabar, e os dois têm que unir forças para impedir que isso aconteça. Esse foi o livro que inspirou a série Good Omens.

2. O Oceano no Fim do Caminho

Começando com o narrador voltando para a casa de sua infância, O Oceano no Fim do Caminho mistura o real e a fantasia em uma narrativa sobre crescimento, lembranças e surpresas.

O que achou dessa lista de recomendações? Não se esqueça de procurar obras adaptadas se você ainda não estiver acostumado à leitura em inglês!

A Cultura Inglesa sempre incentiva seus alunos a praticarem cada vez mais. Entre em contato e conheça nossos cursos!

    1. Olá Fernanda,

      Ler em Inglês é sempre uma ótima ideia.Nós da Cultura Inglesa temos um grande acervo de literatura em Inglês para nossos alunos. Além disso, você pode encontrar livros na Biblioteca pública de BH e internet.
      Abraços;
      Equipe Cultura Inglesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 3 =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018