Curso de inglês: 5 vantagens para carreira

Curso de inglês: 5 vantagens para carreira

O inglês é uma exigência no mercado de trabalho. Para se diferenciar dos outros profissionais, quanto mais habilidades valiosas, melhor.

Uma língua estrangeira pode ajudar a encontrar novas oportunidades de trabalho, além de conquistar conhecimentos diferenciados.

Está na hora de entender os benefícios do curso de inglês: vantagens para carreira que irão te ajudar a transformar sua vida profissional e aumentar as oportunidades de trabalho.

Continue a leitura.

Por que estudar inglês é importante?

Por que estudar inglês é importante?

Estudar uma língua estrangeira é um ótimo investimento não só para o mundo profissional, mas também na vida pessoal, uma vez que o contato com uma nova língua também significa conhecer e entender uma nova cultura.

Com a possibilidade de contato com profissionais de outros países, eventos e estudos em uma segunda língua, as empresas têm dado preferência a profissionais que têm fluência na língua inglesa. Em alguns processos seletivos, as entrevistas possuem perguntas utilizando o idioma estrangeiro, para conhecer o nível de conhecimento dos candidatos e como eles se saem se comunicandocomunicando em inglês.

O conhecimento da língua, a formação acadêmica e a experiência de trabalho são usados como critério de desempate entre candidatos.

De acordo com pesquisas, pelo menos 73% dos profissionais de Recursos Humanos identificam a importância de uma língua estrangeira e optam por colocá-la em prática no momento da seleção.

Ainda hoje, existem pessoas em boas posições em empresas mesmo sem o conhecimento em língua estrangeira. No entanto, o mercado de hoje exige contato com outros países e culturas, e por isso é fundamental reforçar seu diferencial competitivo.

Curso de inglês: vantagens para carreira

Curso de inglês: vantagens para carreira

Quando o assunto é ter o melhor curso de inglês no currículo, os profissionais precisam ficar de olho.

Aprender esse novo idioma pode trazer vantagens não só em níveis culturais, como também profissionais e na área da saúde dos alunos.

Como assim? Entenda:

1. O inglês é uma das línguas mais faladas no mundo

Seja do ponto de vista mercadológico; ou nas relações do cotidiano, falar e entender a língua inglesa é essencial para se destacar e ampliar a forma de enxergar o mundo e suas infinitas possibilidades.

2. Ajuda a conquistar melhores salários

Profissionais que possuem domínio da língua inglesa podem conseguir salários até 70% maiores.

O domínio do idioma ajuda a conquistar posições de destaque. Afinal, quanto maior o nível na hierarquia, maior a exigência do conhecimento do inglês.

Em caso de empresas em expansão, o inglês também ajuda na relação com parceiros e fornecedores de outros países, o que torna o colaborador ainda mais valioso para a empresa.

3. Contato com novas culturas

Profissionais que tem fluência no inglês costumam realizar viagens profissionais para o exterior, tendo contato com outras culturas. O conhecimento da língua inglesa permite que você se comunique da melhor forma possível, e tenha oportunidade de conhecer diversas culturas, o que é essencial para o relacionamento com clientes de outros países, caso necessário.

4. Permite novas oportunidades acadêmicas e profissionais

O estudo da língua inglesa pode interferir direta e positivamente na sua vida acadêmica e profissional.

O domínio de uma nova língua pode trazer grandes oportunidades que irão perpetuar pela sua vida profissional, aumentando as chances de conquistar empregos e cargos diferenciados, com salários mais expressivos.

O estudo desse novo idioma permite:

  • que você faça testes de proficiência e conquiste certificações para seu currículo;
  • estudar em bolsas de doutorado e estágios pós-doutorado em outros países;
  • fazer cursos à distância em instituições de ensino superior ao redor do mundo;
  • ter acesso a conteúdos diferenciados que podem te ajudar profissionalmente;
  • aumentar a sua rede de contatos e fontes de informações.

5. Fortalece o cérebro

Pesquisas científicas provaram que aprender um novo idioma ajuda a fortalecer o cérebro e melhorar as funções cerebrais ao longo da vida.

Dentre os benefícios para a saúde do aprendizado de um novo idioma, estão:

  • desenvolvimento da facilidade de executar tarefas em menos tempo;
  • mantém o cérebro e sua parte cognitiva ativas;
  • melhora da memória;
  • melhora os níveis de percepção;
  • melhora a capacidade de tomar novas decisões.

Quais são os desafios para aprender inglês?

Quais são os desafios para aprender inglês?

Começar a estudar inglês depois de adulto pode trazer alguns desafios. Afinal, quando começamos o aprendizado de um novo idioma ainda na infância, existem vários fatores que colaboram com o processo de compreensão das novas informações.

Se você já iniciou sua vida profissional, certamente pode se deparar com:

  • falta de tempo para estudar;
  • necessidade de alta performance durante os estudos;
  • baixa disponibilidade de tempo para frequentar as aulas;
  • necessidade de cursos focados para a vida profissional.

Para resolver esses desafios, é fundamental encontrar uma instituição de ensino de confiança, que oferecerá os cursos e experiências necessárias para que esse profissional consiga desenvolver os estudos de um novo idioma sem prejudicar sua rotina.

Como aprender inglês?

Como aprender inglês?

Felizmente, com o aumento da busca por cursos de inglês, está cada vez mais fácil encontrar diferentes cursos que se adequam às suas necessidades.

Junto a um bom curso, ter algumas práticas podem te ajudar a otimizar o máximo possível o aprendizado, facilitando e acelerando o processo de entendimento e domínio da língua inglesa.

1. Curso de inglês

Fazer um curso de inglês é o primeiro passo para aprender a língua inglesa. Existem modalidades diferentes, com foco em negócios, caso seja a sua necessidade.

Você pode focar em cursos de inglês para aprender o básico da língua inglesa e desenvolver suas habilidades, ou pode fazer cursos focados no mercado de trabalho. Essa segunda opção normalmente pede uma base para melhor entendimento.

2. Assistir filmes e séries legendadas

Ao assistir filmes e séries, opte pela versão legendada em inglês. Ela ajudará a desenvolver a sua habilidade de entendimento da língua.

Quando já estiver confiante, faça o exercício de tirar a legenda e assistir apenas com o áudio em inglês.

Esse exercício permite que você desenvolva e desafie o seu entendimento e conhecimento da língua.

3. Ouvir músicas em inglês

Ouvir músicas em inglês e dar atenção ao que está sendo dito também é uma excelente maneira de aprimorar o entendimento da língua inglesa.

É nessa prática que iremos entender como está o nosso nível de compreensão da língua através da audição, sem contar com materiais de apoio como textos e imagens.

Um bom exercício: experimente ouvir a música uma vez sem apoio nenhum e tentar entender algumas frases, palavras. Depois ouça novamente acompanhando a letra. Cheque palavras desconhecidas num dicionário. Ouça uma última vez sem a letra e tente se lembrar enquanto ouve. Você vai perceber que entenderá muito mais do que da primeira vez.

4. Conversação

Sempre que possível, estabeleça diálogos em inglês para praticar a conversação. Com amigos ou com os filhos, tentem se comunicar através da segunda língua para melhorar o desenvolvimento e entendimento verbal. Existem também grupos e eventos focados na prática da conversação em inglês que ajudam a desenvolver a língua de forma ainda mais intensa. Durante as aulas evite recorrer ao português. 

5. Escrita

Trabalhar a escrita também é fundamental.

A dica é praticar a escrita em pequenos textos para desenvolver cada vez mais o seu inglês.

6. Leitura

Além de estudar os materiais do curso de inglês, também é interessante buscar outras fontes de leitura.

Você pode optar por livros ou conteúdos online: notícias, contos, etc.

O processo de aprendizado da língua estrangeira é semelhante ao da língua nativa: quanto mais você lê, melhor e bem desenvolvida será a sua comunicação escrita.

7. Persistência

Tenha persistência.

Alguns dias poderão ser mais difíceis que outros – e o conteúdo pode se tornar cada vez mais complexo. Por isso é preciso ter persistência e manter o foco nos estudos. Não existe uma fórmula milagrosa de aprendizado, a prática leva a perfeição!

Quais são os próximos passos?

Quais são os próximos passos?

É um fato: um curso de inglês traz vantagens para carreira. Sem dúvidas, um profissional que possui domínio desse novo idioma consegue otimizar não só seu processo de estudos, através de fontes de informação diversas vindas de outros países, como também conquistar diferentes tipos de cargos.

Para conseguir se destacar no seu mercado de atuação, a resposta é simples: tenha domínio do segundo idioma, e use-o a seu favor para aumentar seus resultados e entregar ainda mais valor aos seus clientes e superiores.

Está pensando em fazer o melhor curso de inglês? A Cultura Inglesa possui diferentes modalidades de cursos que podem se encaixar nas suas necessidades.

Confira os cursos em nosso site e tire suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *