Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp
Curso de idiomas: como escolher uma segunda língua?

Curso de idiomas: como escolher uma segunda língua?

Uma coisa é certa: o mercado tem buscado cada vez mais por profissionais capacitados e que possuem um segundo idioma. 

Aprender uma nova língua pode influenciar na vida pessoal, abrindo portas para novas experiências e vivências incríveis; na vida acadêmica, permitindo o desempenho diferenciado no seu ensino superior, além da possibilidade de fazer um excelente intercâmbio; quanto na vida profissional, onde existem várias vagas interessantes e direcionadas para pessoas que possuem domínio de um segundo idioma, podendo então trabalhar em multinacionais, manter contato com clientes e fornecedores estrangeiros e muito mais.

Com todos esses benefícios, no entanto, como escolher o melhor idioma para aprender? Qual, afinal, é a melhor opção para você

No artigo de hoje falaremos mais sobre o tema.

1. Identificar os objetivos de aprender um novo idioma

Antes de qualquer coisa, é preciso descobrir quais são os seus objetivos com o aprendizado de um novo idioma. Existem várias questões que podem nortear essa escolha e que precisam ser consideradas:

  • você quer fazer um curso de idiomas para conseguir um bom emprego, alavancar sua carreira ou até trabalhar no exterior?
  • você quer aprender a nova língua para viajar, estudar, fazer intercâmbio e conhecer novas culturas?
  • ou você quer aprender esse novo idioma porque acha bonito e também gosta da cultura produzida nessa língua (filmes, música, literatura, etc)?

É preciso, portanto, descobrir em qual desses momentos você se identifica. Isso te ajudará a escolher estrategicamente uma língua que atenda às suas necessidades.

2.Verificar as dificuldades de cada língua ao escolher um novo idioma

Antes de escolher uma língua, é preciso descobrir quais são as maiores diferenças e dificuldades entre elas. Além disso, é preciso considerar alguns detalhes:

  • o português, espanhol, italiano e francês tiveram a mesma origem, o que significa que são idiomas mais próximos.
  • o inglês, por sua vez, é a base de estudo da maior parte dos brasileiros, o que acaba tornando o idioma interessante por ser de mais fácil acesso, além de mundialmente conhecido.
  • já outras línguas, como o holandês, mandarim e alemão, por exemplo, exigem um pouco mais no processo de aprendizado, uma vez que não possuímos uma base de conhecimento que envolva essas línguas tão específicas.

De qualquer forma, ao adquirir um segundo idioma, assimilar a terceira língua se torna mais fácil, uma vez que você terá aprendido sobre a disciplina e estratégias necessárias.

3. Considerar as opções disponíveis

Dentro das escolas de idioma, existem diversos módulos e especialidades de cursos disponíveis. 

Dessa forma, é preciso que você considere quais são as formas de ensino ofertadas, e analise quais delas se encaixa às suas necessidades e que sejam capazes de te ajudar a alcançar suas metas, aprendendo tanto na teoria quanto na prática.

O ideal, para quem vai aprender a segunda língua, é escolher aquelas que estão mais próximas no dia a dia, onde é possível ter mais contato e mais prática, melhorando o seu aprendizado.

Considerar as opções disponíveis

4. Buscar uma escola de qualidade

Ter uma escola de qualidade também é fundamental. O mais interessante nesse momento é focar naquelas escolas que são especializadas em um ou dois idiomas, o que garante o aprofundamento e maior suporte em cada um deles.

Busque também por referências, online ou pessoalmente, sobre as instituições de ensino. Ouvir de alunos e ex alunos como foram suas experiências naquela instituição pode ser uma excelente maneira de descobrir se aquela escola será capaz de suprir suas necessidades e expectativas.

5. Optar por idiomas que possuem maior abrangência

Para otimizar os seus estudos e garantir que a sua segunda língua seja capaz de suprir todas as suas necessidades, é interessante escolher aquele idioma que possui mais região de abrangência. Ou seja, que é falado e compreendido em um número maior de países.

Esse detalhe é fundamental porque, caso você escolha um idioma que é mais restrito a poucas regiões, o seu dia a dia em uma experiência internacional pode ser prejudicado. 

O ideal é escolher os idiomas que são conhecidos em todo o mundo, garantindo que você consiga se comunicar em qualquer situação.

O inglês, por exemplo, se tornou uma língua mundial, e é possível se comunicar nesse idioma em diversos países em todo o mundo. 

6. Verifique os idiomas mais buscados no mercado de trabalho

Sem dúvidas, um dos fatores mais marcantes para descobrir qual o melhor idioma para aprender são as necessidades do mercado de trabalho.

Em empresas multinacionais, por exemplo, em que é possível se relacionar com clientes e fornecedores de todos os lugares do globo, qual seria a melhor opção de idioma? Com o que você pretende trabalhar? 

Os seus objetivos são o ponto chave para a escolha de um idioma. O ideal, sempre, é contar com informações relacionadas à abrangência dessa linguagem ao redor do mundo, e identificar qual deles realmente atenderá às suas demandas.

A língua inglesa, como muitos sabem, é um dos idiomas mais importantes quando consideramos a globalização. Ela se tornou um idioma internacional, permitindo que você se comunique em qualquer lugar do globo, tenha grandes oportunidades de negócio e oportunidades incríveis de estudo.

Para encontrar a melhor opção para os estudos, é preciso levar alguns detalhes em consideração, como uma escola com tradição, metodologias excelentes, uma boa gama de cursos e muito mais.

A Cultura Inglesa é uma empresa que está há mais de 75 anos no mercado, e possui o ensino da língua inglesa como seu foco, com módulos distintos de acordo com a idade e necessidade dos seus alunos. Também existem cursos preparatórios focados em testes e avaliações como: *

Com professores qualificados, a escola conta também com uma excelente taxa de aproveitamento, graças à didática desses profissionais. O resultado? Alunos que dominam o idioma e abrem suas portas para o mundo. 

Conheça mais sobre a Cultura Inglesa e seus cursos no site: https://culturainglesamg.com.br/.

  1. Eu adorei as dicas, realmente foram bem úteis. Meu motivo pra querer aprender uma segunda língua é mais pela questão do status, por ser bonito alguém saber falar duas línguas, posso estudar várias então ainda não sei qual escolher, provável que seja um inglês britânico, italiano ou francês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 6 =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018