Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp
Filmes para aprender inglês e praticar o idioma

Filmes para aprender inglês e praticar o idioma

Sabe qual é a chance de você visitar outro país e as pessoas manterem um diálogo igualzinho àquele ensaiado na escola? Nenhuma! Por isso, ter contato com o jeito como as pessoas falam no dia a dia e usar filmes para aprender inglês e praticar o idioma é uma ótima alternativa para turbinar sua aprendizagem.

Nos filmes e seriados, os roteiristas e atores criam diálogos parecidos com os que as falantes nativos usam no dia a dia. Elas usam as expressões típicas e têm um ritmo de fala igual ao que se vê nas ruas. Além disso, como se trata de uma forma de entretenimento, não é difícil passar horas ali em frente à TV e, de certa forma, “estudando” inglês.

Quer saber qual é a vantagem de usar esse método? Continue a leitura! Nós vamos explicar quais são as principais habilidades que ele desenvolve e por que nós recomendamos tanto que este hábito faça parte da sua rotina. Confira!

Por que usar filmes para aprender inglês?

Quando falamos em aprender inglês de verdade, é importante pensar em estratégias para desenvolver quatro habilidades:

  • leitura (reading);
  • escrita (writing);
  • compreensão auditiva (listening);
  • produção (speaking).

Algum brasileiros até dominam razoavelmente bem a leitura e a escrita. Eles conseguem formar frases, usar as regras gramaticais, conjugar verbos e assim por diante.

Porém, não é incomum ouvir essas mesmas pessoas dizendo que têm dificuldade para entender uma música em inglês ou um filme. Se elas se encontram com um nativo e não conseguem compreender o jeito como eles falam, geralmente acham que o problema é o sotaque. Outras ainda se queixam que travam na hora de conversar.

Mas será que os filmes para aprender inglês podem ajudar a resolver esses problemas? Vamos ver uma resposta mais detalhada abaixo.

Filmes desenvolvem a compreensão auditiva

Em primeiro lugar, um filme pode ajudar muito a desenvolver a compreensão auditiva. Afinal, se uma pessoa passa vários minutos ou horas todos os dias prestando atenção à conversa de nativos, ela pode vir a acostumar o ouvido àquele tipo de inglês que está ouvindo e, assim, ensinar o cérebro a processar essas informações.

Com isso, ela se acostuma com o ritmo da língua, com a pronúncia das palavras e com as contrações que as pessoas fazem no dia a dia. Aos poucos, ouvir aquela língua pode se tornar mais natural e o estudante pode começar a perceber o sentido das frases com mais facilidade.

Filmes ajudam a destravar a fala

Além disso, os filmes também podem ajudar a “destravar a fala”. A maior dificuldade de quem quer conversar em outro idioma é que, enquanto ainda não o domina, a pessoa tenta traduzir tudo que ela pensa em português para essa nova língua.

De fato, esse processo é mais demorado e cansativo. O cérebro vai ter que localizar as palavras certas na memória e reorganizá-las, usando uma estrutura gramatical completamente diferente da que você está acostumado.

Ao assistir vários filmes em inglês, a nossa mente pode ser estimulada a desenvolver outros processos. Se você realmente coloca a sua atenção naqueles diálogos e mesmo repete vários deles, seu cérebro pode reconhecer melhor  expressões e frases completas.

Assim, quando surge uma situação parecida, ele só vai recorrer à sua  memória e não vai precisar executar toda aquela tarefa de organizar a fala. A resposta nessa situação sairá naturalmente, criando possibilidade  para que a sua fala se torne mais fluente.

Filmes para aprender inglês e praticar o idioma

Quais são os melhores filmes para aprender inglês?

Não existe uma resposta única para essa pergunta. É muito importante que, principalmente no começo, você procure por filmes de gêneros de que você gosta. Assim, um hobby se tornará uma forma prazerosa de aprender inglês. E a gente tem muito mais resultado quando faz o que acha legal, certo?

Depois, conforme você domine melhor a língua, é interessante incluir filmes de outros gêneros também. Isso pode ajudar você a se acostumar com outros sotaques e também a conhecer um vocabulário mais específico de determinadas áreas como medicina, direito, negócios e assim por diante.

Pensando nisso, para você começar bem, fizemos uma seleção de X filmes para aprender inglês, nos mais variados gêneros. Anote as dicas!

1. Saga Harry Potter

Vamos começar com uma opção que vai agradar em cheio a molecada mas muitos crescidinhos também: a saga Harry Potter. Nesse caso, nós não temos apenas um filme, mas 8 longa-metragens inteirinhos que misturam aventura e magia, além de mostrar alguns lugares especiais de Londres.

Se o enredo foi tão envolvente a ponto de envolver milhões de leitores (adultos e crianças) por anos, imagine o que acontece no filme, que conta com todos os efeitos especiais possíveis para uma superprodução! Além disso, você vai ver Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint com seus encantadores sotaques britânicos, desde quando eram pequenininhos até o ponto em que a série foi encerrada.

2. Shrek

Já faz algum tempo que as animações deixaram de ser coisa de criança. Afinal, qual é o adulto que nunca deu muita risada do ogro Shrek e de todos os personagens que, de forma bastante sarcástica, mostram que os padrões impostos pelos outros não têm nada a ver com a nossa felicidade? Só aqueles que não assistiram!

Então, entre as nossas sugestões de filmes para aprender inglês está essa série que agrada tanto crianças quanto adultos. São quatro histórias com narrativas curtas e vocabulário simples, ótimas justamente para quem está começando a aprender inglês.

Além disso, o ritmo dos filmes é intenso: eles têm músicas, cenas de ação, comédia e até expressões de duplo sentido! Vale destacar o personagem Burro, que sempre garante muitas risadas aos telespectadores.

3. Ferris Bueller’s Day Off, ou Curtindo a Vida Adoidado

Qual foi o adolescente das décadas de 80 e 90 que não assistiu esse filme umas mil vezes na Sessão da Tarde? Ele mostra o dia em que Ferris Bueller mata aula com sua namorada e um amigo, bem como as artimanhas para conseguir realizar essa proeza e as aventuras que eles viveram nesse tempo livre.

Mesmo que você não tenha vivido as décadas de 80 e 90, prepare a sua pipoca e dê muita risada com mais essa sugestão de filmes para aprender inglês.

4. Sherlock Holmes

Vamos sair deste universo infantil e adolescente? A nossa próxima sugestão é um clássico: Sherlock Holmes, uma série com características pra lá de interessantes. Dirigida por um cineasta inglês, a produção foi feita em conjunto com os Estados Unidos e a Alemanha.

O resultado é uma viagem que faz você mergulhar na sociedade londrina do século XIX. Roupas, costumes, objetos — tudo fala daquela época. Por se passar na Inglaterra, mesmo Robert Downey Jr., que é um ator norte-americano, carrega no sotaque britânico.

Vale lembrar que Sherlock Holmes é um personagem clássico da literatura britânica, criado por Sir Arthur Conan Doyle. Portanto, as histórias são sempre cheias de suspense, perigo, mortes e aventura. Vale a pena conferir e colocá-la na sua lista de filmes para aprender inglês e praticar o idioma!

5. Kingsman: The Secret Service

Nessa franquia baseada nos quadrinhos, a história mistura espionagem, comédia e aventura. Ela também se passa na Inglaterra e conta a história de Gary Unwin, ou Eggsy. No final da adolescência, o rapaz rebelde é recrutado por uma organização secreta de espiões que trabalham a serviço da coroa britânica.

Não queremos ir além porque ninguém merece spoiler, mas vale muito a pena conferir a história e colocá-la na sua lista de filmes para aprender inglês. Além de ação, suspense e humor, ela tem um elenco de peso: Samuel L. Jackson, Colin Firth, Mark Strong e Michael Caine, além do protagonista, Taron Egerton.

6. V de Vingança

Nesse filme, um misterioso revolucionário, que tem a  sua identidade protegida por uma máscara, utiliza uma série de técnicas terroristas que choca e surpreende a sociedade britânica. Seu objetivo é político: destruir um estado totalitário e fascista.

Trata-se de uma produção muito interessante, que tenta mostrar aos espectadores que mesmo uma pessoa sem superpoderes — mas com conhecimento — pode iniciar todo um movimento para salvar uma sociedade. Então, colocá-lo na sua lista de filmes para aprender inglês pode ajudar a salvar a sua fluência, também!

7. Franquia 007

É lógico que nós não poderíamos deixar de mostrar uma das franquias mais aplaudidas de todos os tempos. Não é de hoje que Bond, James Bond, trabalha a serviço da coroa britânica e já salvou o mundo em diversas situações.

Portanto, na franquia 007 há filmes para todos os gostos. Se você ama os clássicos do passado, dá para assistir os longa-metragens produzidos ainda em preto e branco. Sean Connery, Roger Moore e Timothy são alguns dos atores que deram vida ao personagem nas primeiras fases. Muitos outros nomes ilustres atuaram como coadjuvantes.

Depois, a franquia foi revitalizada. Na nova fase, Pierce Brosnan e Daniel Craig (presente) incorporaram o super-agente secreto. Porém, agora as aventuras são muito mais tecnológicas e os efeitos especiais permitem perseguições eletrizantes.

Então, quer você goste dos antigos ou dos modernos, não se esqueça de colocar a Franquia 007 na sua lista de filmes para aprender inglês.

8. O Diário de Bridget Jones

Depois de tanta aventura e suspense, podemos passar para as produções mais calmas e até mesmo românticas.

O Diário de Bridget Jones é uma dessas opções. Apesar de ser uma comédia romântica, ele foge bastante dos roteiros tradicionais. Bridget não é aquela mulher no padrão hollywoodiano: magra e perfeita. Só essa característica já é suficiente para colocá-lo entre os seus filmes para aprender inglês preferidos!

Esse talvez seja o maior atrativo do filme: mostrar uma mulher comum, com os mesmos problemas, dilemas e neuras que qualquer pessoa (e não só as do sexo masculino) tem! Bridget quer encontrar um amor, mas os homens que entram em sua vida até parecem príncipes no começo da história. Porém, o enredo mostra que eles também são bem normais — ou seja, imperfeitos!

9. Um lugar chamado Notting Hill

Seria difícil falar de comédias românticas sem citar pelo menos uma com Julia Roberts. Nessa história, William Thacker (Hugh Grant) é um dono de livraria britânico que tem uma vida comum. Porém, ele vê a sua rotina mudar completamente depois de se envolver com a famosíssima atriz americana, Anna Scott.

10. Orgulho e Preconceito

Nesse filme, os produtores adaptaram um romance escrito pela autora britânica, Jane Austen, para os cinemas. A história conta os desafios que Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy encontram a partir do momento em que se conhecem e se apaixonam.

Além de ele ser um nobre aristocrata e ela não passar de uma simples jovem do campo da Inglaterra, no século XVIII, os dois são afetados pelas tensões culturais próprias da época. Em uma sociedade machista, as mulheres não tinham oportunidades de trabalho ou ascensão social. Seu único papel era arranjar um bom marido, se casar e cuidar da família.

Elizabeth não se conforma com essa situação e não aceita essa conveniência. Como você pode imaginar, tanto a diferença social quanto a postura da protagonista gera uma série de desafios. Alguns são motivados pelo preconceito externo. Porém, o orgulho também pode formar uma barreira e inviabilizar o romance do casal.

11. O Discurso do Rei

Em 2011, O Discurso do Rei conquistou a estatueta em quatro categorias do Oscar, inclusive a de melhor filme.

Ele conta a história do rei George VI, pai da rainha Elizabeth II. Por ser gago, ele enfrentava muita dificuldade cada vez que precisava fazer um discurso oficial, o que causava enormes constrangimentos para ele. O enredo conta a sua trajetória de superação, que foi conquistada com a intervenção de um terapeuta e com o apoio de sua esposa.

George VI não só supera seu problema inicial, como também adquire autoconfiança para assumir o trono depois que seu irmão abdica da posição. Sem dúvida, é uma ótima opção para você colocar na sua lista de filmes para aprender inglês.

12. A Dama de Ferro

Vamos encerrar a lista de filmes para aprender inglês com mais uma produção que fala de poder. Em A Dama de Ferro, ninguém menos que a diva Meryl Streep dá vida à icônica ex primeira-ministra britânica Margaret Thatcher. O roteiro conta os desafios que ela enfrentou como mulher em um meio dominado por homens.

Porém, a história não se resume a essa tensão. O filme também mostra o período turbulento que Thatcher enfrentou tanto no aspecto político quanto no econômico e as medidas que precisou tomar para reverter a recessão decorrente da crise do petróleo.

Filmes para aprender inglês e praticar o idioma

Como usar os filmes para aprender inglês?

Finalmente, é importante destacar que não é simplesmente por assistir filmes em inglês que você vai se tornar fluente. Eles são um bom recurso, mas que deve ser combinado com o estudo da língua. Não é mágica, é muito esforço!

Além disso, para realmente dar um up no seu inglês por meio de filmes, é necessário assisti-los prestando atenção nos diálogos. Volte várias vezes em uma parte que não entendeu bem, repita as falas junto com os personagens. Assista trechos sem e depois com legenda para ver o quanto você entendeu de uma cena ou frase. Todas essas técnicas poderão ajudar você a ter um aproveitamento melhor dessa forma.

Nossa última dica é que assistir filmes para aprender inglês faça parte da sua rotina. Dê um jeitinho de encaixar essa atividade na sua agenda para que todo dia você tenha contato com a língua. Se não conseguir assistir um longa-metragem por dia, assista pelo menos um pedacinho. Não deixe seu ouvido (e seu cérebro) sem ser desafiado pelo novo idioma.

E aí, gostou das nossas sugestões de filmes para aprender inglês? Ficou animado e quer acelerar a sua fluência no idioma? Então, não perca tempo! Conheça nossos cursos e descubra como usufruir de abordagens de ensino pode te ajudar a obter um ótimo desenvolvimento do seu inglês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois − um =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018