Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp
IELTS: como preparar para a prova?

IELTS: como preparar para a prova?

O IELTS, International English Language Testing System, é um teste da língua inglesa feito para avaliar as condições dos candidatos de estudar ou trabalhar em países onde o inglês é o primeiro idioma. Nessa avaliação, que comumente é pedida por várias universidades e instituições em todo o mundo, são testadas as capacidades de falar, ler, escrever, ouvir e compreender o idioma em ambientes acadêmicos e profissionais.

Se você está pensando em realizar o teste, fique de olho nas dicas de estudo que preparamos para você. Continue a leitura.

Crie uma rotina de estudos

O primeiro passo é criar uma rotina de estudos. Nesse momento, separe quanto tempo por dia você pode estudar para o teste, quais serão os componentes estudados a cada dia e como será a sua rotina de estudos.

Crie um calendário e siga-o à risca. Nesse momento, considere os intervalos de lanche e alongamento, para manter o corpo saudável enquanto estuda. É importante garantir o bem estar e a boa postura durante os estudos.

Opte por um ambiente limpo, arejado e organizado, evitando distrações.

Analise seus maiores pontos fracos

Os pontos fracos precisam ser reconhecidos pelo estudante. Nessa hora, é preciso ser crítico e encontrar as suas maiores dificuldades e trabalhá-las.

No IELTS, os critérios de análise são:

  • compreensão oral;
  • fala;
  • escrita;
  • leitura.

Por isso, é preciso que você verifique quais dessas áreas são seus maiores desafios e, a partir daí, criar um plano de estudos mais agressivo para resolver essas pendências e melhorar o seu rendimento no teste.

Procure fazer alguns testes

Para testar o seu nível de compreensão e agilidade para resolver as questões do IELTS, é interessante fazer alguns testes, controlando o tempo de cada etapa e a quantidade de perguntas e fases.

Isso ajudará a preparar não só a parte de conteúdo propriamente dita, como também a sua habilidade para gerenciar o tempo e se desenvolver dentro das horas previamente disponíveis para a prova.

Tente sempre melhorar seu número, reduzindo o tempo gasto sem perder a qualidade no desenvolvimento dessas questões.

Se você conhecer alguém que já passou pelo IELTS e pode te auxiliar, é interessante ter uma conversa franca para identificar quais serão os pontos mais críticos, e como melhorá-los até o momento da prova.

Trabalhe sua leitura em inglês

Um dos quesitos analisados no IELTS é a leitura. Para garantir que a sua compreensão da língua inglesa está dentro do esperado, é fundamental treinar esse aspecto.

Por isso, a dica é praticar a leitura de livros e materiais em inglês.

No caso de livros, para melhorar a compreensão e garantir que você está tirando o máximo proveito dessa experiência, é interessante escolher livros que você já conheça o enredo e já leu em português. Isso irá te ajudar a identificar em quais pontos a sua interpretação está falhando e, com base nisso, desenvolver melhor nesse aspecto: são os pronomes? Verbos? A escrita de algumas palavras muito semelhantes? Esse é o momento de levantar suas maiores dúvidas.

DICA PRÁTICA: TREINE BASTANTE SUA ADMINISTRAÇÃO DE TEMPO, NESSE COMPONENTE O GRANDE DESAFIO É LER OS TEXTOS, EXECUTAR AS TAREFAS E TRANSCREVER AS RESPOSTAS EM APENAS UMA HORA!

Trabalhe sua conversação em inglês

A conversação também é muito importante. É preciso conseguir desenvolver um diálogo para fazer a prova oral do IELTS. Nesse momento, a prática da conversação se torna fundamental.

Combine com seus amigos que também possuem conhecimento da língua inglesa e conversem para melhorar esse diálogo.

Essa prática é fundamental para identificar, mais uma vez, em quais pontos você está tendo mais dificuldade na hora da conversação, como está a sua formulação de frases e, como bônus, também treina a sua compreensão auditiva do idioma.

DICA PRÁTICA: FAÇA CONTATO VISUAL COM O EXAMINADOR E NÃO HESITE EM PERGUNTAR SE ALGO NÃO FICOU CLARO.

Escreva alguns textos em inglês

A escrita precisa estar boa o suficiente para que você consiga se comunicar nesse novo idioma. Por isso, durante a sua rotina de estudos, inclua a criação de textos em inglês.

Dessa forma, você desenvolverá a sua habilidade escrita, considerando não só a formulação de frases gramaticalmente corretas, como também o cuidado e atenção na hora de escrever palavras que possuem significados diferentes mas grafia muito semelhante.

Essas palavras que são muito parecidas acabam sendo um dos pontos de maior dificuldade dos alunos. Sendo assim, quanto mais você treinar a sua escrita em inglês, melhores serão seus resultados!

DICA PRÁTICA: FIQUE ATENTO A RELEVÂNCIA DE CADA TAREFA E SEU PESO FINAL NO RESULTADO.

Trabalhe sua compreensão oral em inglês

E, claro, conseguir compreender o que está sendo dito em outro idioma é mais uma das etapas do processo de avaliação do IELTS. Por isso, é preciso que você insira na sua rotina de estudos atividades que te ajudarão com isso.

A conversa com os amigos, como citado anteriormente, pode ser um passo importante para esse estudo.

No entanto, outras coisas podem ser feitas, como assistir séries e filmes na língua estrangeira, para aprimorar seu conhecimento.

A dica é assistir ao mesmo filme duas vezes, com um intervalo de tempo. No primeiro dia, assista com o áudio e a legenda em inglês, permitindo que você consulte o texto quando alguma frase lhe parecer confusa.

Depois de alguns dias, assista novamente em inglês e sem a legenda, tentando entender a narrativa sem o auxílio do texto de apoio.

DICA PRÁTICA: FAÇA ANOTAÇÕES À VONTADE NO CADERNO DE PROVAS. VOCÊ TEM TEMPO EXTRA PARA TRANSCREVER SUAS RESPOSTAS.

Fique de olho nas notícias

Ficar por dentro de tudo que acontece ao redor do mundo também é uma forma valiosa de se preparar para o IELTS. Isso porque, assim como os exames que acontecem no Brasil, o IELTS abrange conteúdos sobre notícias gerais para desenvolver seus testes.

Dessa forma, quanto mais familiarizado com as novidades você estiver, mais bem preparado você estará para fazer a sua prova.

Procure uma boa escola de idiomas

E, claro, para ter todo o suporte necessário para ter um bom rendimento no seu exame IELTS, ter uma boa escola de idiomas pode te ajudar!

Busque por aquelas que se destacam nos resultados com os alunos, e faça sua matrícula. Acompanhe as aulas e os planos de estudo estabelecidos pelos professores e boa sorte!

Se você estiver considerando fazer o exame IELTS, a Cultura Inglesa possui um excelente quadro de professores capacitados para auxiliar os alunos durante todo esse processo. Acesse nosso site e confira os cursos preparatórios para exames internacionais.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco!

  1. Boa tarde!
    Gostaria de realizar o teste de proficiência em inglês para exame de doutorado no exterior. Tenho como prazo o dia 10 de setembro para entrega do resultado do teste. Seria possível me inscrever e atender a este prazo? Quais as datas disponíveis para aplicação do teste? Agradeço se for possível me ajudar.

    1. Olá Verônica!

      Enviaremos em breve um e-mail para você com mais detalhes sobre as datas dos exames.

      Atenciosamente,
      Equipe Cultura inglesa

  2. Olá! Gostaria de saber quais as datas disponíveis para realização do IELTS em 2020 e como posso me inscrever. Obrigada!

    1. Olá Isabela!

      O nosso time de Exames (exames@localhost) entrará em contato por e-mail para solucionar todas as dúvidas.

      Abraços,
      Equipe Cultura Inglesa

  3. Good morning

    I am writing to kindly request information about the following IELTS examinations. I will be very grateful if you could provide me the next possible date for an academic IELTS exam.

    I will be waiting for your answer.

    Thank you

    Jose

    1. Olá Eulália!

      No momento as próximas datas para realização do IELTS não estão definidas. Pedimos que entre em contato com exames@localhost para se manter informada.

      Abraços,
      Equipe Cultura Inglesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + 17 =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018