Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp
7 dicas para praticar o inglês no dia a dia

7 dicas para praticar o inglês no dia a dia

Estudar um novo idioma exige dedicação e cuidado. Para quem quer aprender e praticar inglês, é preciso desenvolver algumas técnicas para inserir o novo idioma em sua rotina e, assim, conseguir melhorar o processo de aprendizado e entendimento da gramática, escrita e pronúncia.

Além de um bom curso de inglês, que irá te ajudar a entrar no universo dessa nova língua, algumas atividades são fundamentais para fixar as novas informações e te deixar cada vez mais fluente.

Para aprender a praticar inglês no dia a dia, continue a leitura.

Por que estudar inglês?

Ter um segundo idioma traz diversos benefícios para a vida pessoal, acadêmica e profissional. Cresceu o número de pessoas interessadas na língua inglesa, graças às vantagens que ela representa para pessoas fluentes.

Você conhece alguns dos benefícios mais marcantes do idioma?

  • melhores oportunidades de emprego;
  • cargos mais interessantes e mais bem remunerados;
  • oportunidades em multinacionais e em empresas em ascensão;
  • possibilidade de fazer um intercâmbio;
  • possibilidade de fazer mestrado e doutorado;
  • oportunidade de aprender com materiais de profissionais de outros países, lendo teses e incrementando seus estudos;
  • conhecer uma nova cultura; e muito mais!
  • viagens de lazer e turismo pelo mundo afora, não somente em países de língua inglesa.
  • acesso aos bens culturais como: música, cinema e literatura em língua inglesa.

 

Já está começando a estudar o novo idioma? Então está na hora de aplicar as dicas que separamos para você.

1. Leia livros em inglês

Um dos primeiros passos é escolher alguns livros para ler em inglês. O interessante é que a escolha seja de um livro que você já possui familiaridade com a história, facilitando assim a compreensão no novo contato, através desse novo idioma.

Marque as palavras e expressões que você tem mais dificuldade e pergunte ao professor na próxima aula, mas não deixe de consultar o dicionário para conseguir continuar a leitura. Tente fazer uma lista de expressões e palavras que você aprender. Tenha acesso constante à lista, assim você vai realmente memorizar esses itens.

O hábito da leitura vai te ajudar a melhorar, também, a escrita, uma vez que você terá contato com o idioma e absorverá melhor as diferenças de escrita e construção de sentenças de forma correta.

2. Assista filmes e séries em inglês

Ter o hábito de assistir filmes e séries em inglês também pode ajudar no aprendizado da língua inglesa. A ideia é encontrar uma série ou filme que você já tenha assistido e esteja familiarizado com a história.

Tendo isso em mente, poderá fazer testes: assistir pela primeira vez em inglês mas com a legenda em português; assistir uma segunda vez com áudio e legendas em inglês e, por último, assistir pela terceira vez em inglês e sem legenda.

Esse tipo de exercício ajuda a aumentar o vocabulário, principalmente quando pensamos em expressões do dia a dia, como gírias.

Sempre que houver uma dúvida, pare, retorne e busque entender o que aquela palavra significa e qual é o contexto em que ela está sendo utilizada.

3. Ouça músicas em inglês

Ouvir músicas em inglês? Isso nós sempre fazemos. Mas você tem o hábito de prestar atenção na letra e tentar entender a mensagem daquela música?

O exercício aqui é justamente esse: escolha músicas que você gosta e tente entender o que está sendo cantado: isso te ajudará a aperfeiçoar sua capacidade de entendimento da língua falada, além de, mais uma vez, aprender novas expressões corriqueiras que acabam não sendo ensinadas nos cursos de inglês. Tente ouvir a música uma vez e tente entender o máximo que conseguir. Em seguida, ouça novamente acompanhando a letra, explore as palavras com um dicionário. Finalmente, ouça novamente sem a letra e tente perceber se você passou a entender melhor a canção.

Aprender a cantar a música corretamente também é uma excelente forma de aperfeiçoar a sua pronúncia da língua inglesa, melhorando ainda mais sua habilidade em provas e testes orais.

4. Converse no outro idioma para praticar o inglês

Se você tem um amigo que também está aprendendo o novo idioma, é hora de criar o hábito de conversar em inglês para praticarem. Crie com seu amigo que estuda inglês o “dia do inglês” (um dia da semana, por exemplo). Neste dia vocês só podem falar em inglês, tanto pessoalmente quanto por mensagem. Assim terão disciplina e não esquecerão do combinado, além de não ficar uma obrigação diária.

Esse cuidado irá te ajudar a desenvolver melhor a sua pronúncia, a habilidade auditiva de compreender o outro e, claro, a velocidade e familiaridade com o novo idioma.

Essa experiência também irá ajudar no entendimento e aplicação de gírias e expressões mais informais.

5. Estude em uma boa escola de idiomas

Ter uma boa escola de idiomas vai te ajudar a desenvolver de forma mais rápida e assertiva o conhecimento da língua inglesa.

Na hora de escolher uma instituição de ensino, certifique-se de que existem cursos adequados para o seu nível de conhecimento e suas necessidades.

Certifique-se, também, de que a escola que você escolheu possui o preparatório para os maiores exames de proficiência da língua inglesa – e como é a taxa de aprovação dos outros alunos nesses cursos.

Os professores também precisam ser bem preparados e estar prontos para lecionar para uma sala com diversos alunos com dúvidas e dificuldades diferentes.

6. Fique de olho na gramática

A gramática é um dos pontos de maior dificuldade para quem está aprendendo e começando a praticar o inglês. Por isso, dê atenção a essa parte: faça exercícios gramaticais no novo idioma e usufrua de conteúdos em inglês. Isso vai te ajudar a identificar seus pontos de maior dificuldade e maior facilidade dentro do estudo da gramática.

7. Tenha um diário – e escreva apenas em inglês

Mesmo que você não vá mostrar suas anotações para outras pessoas, escrever em inglês é fundamental para aprimorar o aprendizado. Por isso, é interessante criar um diário, em que você escreverá diariamente sobre a sua vida e seu dia a dia, mas em um outro idioma.

Algumas palavras na língua inglesa possuem grafia semelhante e, por isso, é preciso praticar a escrita sempre que possível. Quando houver dúvida a respeito de alguma palavra ou termo, consulte seu material de estudo. Esses pequenos passos vão te ajudar a criar maior familiaridade com a parte gramatical e estrutural das frases.

Se você mantiver o hábito da leitura, como citamos no início do texto, melhor ainda: o maior contato com a palavra escrita vai te ajudar a ter mais facilidade na hora de escrever.

Praticar o inglês é a melhor forma de fixar os aprendizados adquiridos na sala de aula. Para isso, é preciso que você esteja matriculado em uma boa escola e consiga inserir a língua inglesa na sua rotina para praticar a escrita, a fala e a compreensão.

A Cultura Inglesa é uma escola de idiomas com reconhecimento pelo aprendizado e satisfação dos seus alunos. Conheça os cursos disponíveis.

Quer continuar aprendendo? Leia nosso artigo Como um blog pode te ajudar a praticar o inglês?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × três =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018